26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Centro hospitalar operou mais mas tempo de espera teve “aumento efectivo”

Centro hospitalar operou mais mas tempo de espera teve “aumento efectivo”

Centro hospitalar operou mais mas tempo de espera teve “aumento efectivo”

Constrangimentos na urgência ginecológica não impediu subida do número de partos. Menos pessoas atendidas na urgência geral

 

O Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) registou ao longo do ano de 2023 um aumento na actividade cirúrgica, entre Janeiro e Outubro, comparativamente a igual período de 2022, verificando-se também o aumento do número total de doentes em espera. Num ano marcado pelos constrangimentos nos serviços de urgência, o CHS teve uma subida superior a 2% no número de partos e uma diminuição de observações ocorridas no serviço de urgência geral.

- PUB -

Com o final do ano a chegar, o Conselho de Administração do CHS apresentou aos profissionais da instituição a informação sobre a actividade assistencial desenvolvida ao longo de 2023. Esta oportunidade foi também aproveitada pela direcção para fazer um ponto de situação relativamente aos projectos e investimentos em curso e ainda sobre o processo de constituição da Unidade Local de Saúde (ULS) Arrábida.

Quanto aos dados da actividade de cirurgia realizada este ano (entre Janeiro e Outubro), o conselho de administração constata que existiu um crescimento de 4% comparativamente a igual período de 2022, com particular destaque na actividade cirúrgica urgente, com subida de 21,6%, e a actividade cirúrgica ambulatória, aumento de 3,2%.

Embora se tenha verificado o crescimento da actividade cirúrgica, existiu também um incremento do número total de doentes em espera, o que traduz um efectivo aumento de 9,7% da procura deste tipo de cuidados de saúde por parte da população sadina.

- PUB -

Apesar dos constrangimentos registados ao longo do ano nos serviços de urgência, a unidade de urgência ginecológica registou a realização de 1.300 partos, uma subida de 2,1% comparativamente a 2022, ano em que se fizeram 1.273 partos.

O Conselho de Administração do CHS referiu também a diminuição em 9,8% do número de observações ocorridas no serviço de urgência geral este ano (63.601) comparativamente ao ano de 2022 (70.513).

Número de consultas sobe e internamentos mantêm-se 

- PUB -

O Centro Hospitalar realizou 222.787 consultas médicas entre Janeiro e Outubro de 2023, o que representa uma ampliação de 11.658 consultas, mais 2,9%, comparativamente ao mesmo período do ano anterior, com 216.462 consultas.

Relativamente à actividade de internamento, foram tratados 12.288 doentes, um número equivalente ao do mesmo período de 2022, com 12.279. A administração explica que, contudo, foi evidenciado o aumento do nível de complexidade das pessoas internadas, avaliado através do indicador “Indice CaseMix”, verificado nos últimos anos.

Quanto à actividade desenvolvida em regime de hospital de dia verificou-se um incremento do número de sessões realizadas este ano, que foram 57.843 sessões, comparativamente ao ano anterior, um total de 55.443 sessões, com um aumento de 2.400.

Também a unidade de hospitalização domiciliária assinalou, comparativamente ao período homólogo, uma subida muito expressiva de doentes tratados, mais 9,3%.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -