26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Casa do Corpo Santo em Setúbal reabre parcialmente após manutenções

Casa do Corpo Santo em Setúbal reabre parcialmente após manutenções

Casa do Corpo Santo em Setúbal reabre parcialmente após manutenções

Espaço museológico da Câmara Municipal volta a ter acessível, por enquanto, o primeiro piso

 

Após intervenções de manutenção, a Casa do Corpo Santo/Museu do Barroco, reabriu parcialmente ao público ontem. Desta forma, o espaço museológico da Câmara Municipal de Setúbal volta a ter acessível, por enquanto, o primeiro piso. É neste espaço que funciona o Museu do Barroco, um dos núcleos do Museu de Setúbal/Convento de Jesus, local onde se “destacam os tectos com pinturas setecentistas e a talha dourada da capela, em estilo nacional”.

- PUB -

O espaço da Casa do Corpo Santo, onde se encontram diversos conjuntos de azulejos barrocos da autoria do mestre P.M.P., permanece com o piso térreo encerrado. Neste local está patente a exposição de longa duração “Instrumentos de Ciência Náutica”, doados por Ireneu Cruz, actualmente em renovação.

Erguida em 1714 junto de um troço da muralha trecentista de Setúbal, que constitui a parede nascente do edifício, a Casa do Corpo Santo/Museu do Barroco está classificada como Monumento de Interesse Público, funcionando de terça-feira a sábado, das 11 às 13 horas e das 14 às 18 horas.

Em nota de Imprensa, a autarquia setubalense explica que a designação “provém do nome do santo protector da Confraria dos Navegantes da cidade”, que aí esteve instalada durante séculos. “O patrono era São Pedro Gonçalves (ou González) Telmo, protector dos náufragos, frade dominicano, nascido em Castela no século XII e beatificado no século XIII, conhecido por Corpo Santo”.

- PUB -

Situada na Rua do Corpo Santo, nas imediações da Sé de Setúbal, no centro histórico, a Casa do Corpo Santo/Museu do Barroco, tem um custo de entrada de 1,61 euros, sendo que aos menores de 12 anos, maiores de 65 anos e grupos escolares, o acesso é feito de forma gratuita.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -