Câmara pede à Parque Escolar que resolva os principais problemas das escolas do concelho

Câmara pede à Parque Escolar que resolva os principais problemas das escolas do concelho

Câmara pede à Parque Escolar que resolva os principais problemas das escolas do concelho

Vice-presidente Carla Guerreiro diz que Governo “não pode continuar a virar as costas” ao ensino em Setúbal

 

O Governo “não pode continuar a virar as costas às escolas de Setúbal”, disse Carla Guerreiro, vice-presidente e vereadora da Cultura na autarquia sadina, à saída da reunião com representantes da Parque Escolar, que decorreu na passada sexta-feira.

- PUB -

Na sessão, realizada a pedido da câmara municipal, estiveram em cima da mesa os problemas estruturantes das escolas Lima de Freitas, D. João II e Secundária Sebastião da Gama, com grande foco neste último estabelecimento de ensino.

As adversidades, identificadas pelo município, passam pela falta “há mais de nove meses, de um técnico de manutenção da Parque Escolar que dê assistência a estas escolas”, explica o executivo em nota de Imprensa.

Falou-se ainda em “deficiências nos equipamentos dos refeitórios e vários problemas nos espaços exteriores em estabelecimentos de ensino do concelho em que a empresa estatal tem responsabilidades e onde praticamente não há intervenção, alegando esta que apenas intervém nos edifícios”.

- PUB -

O comité da Parque Escolar assumiu o compromisso de resolver os assuntos e articular “com a autarquia questões em que esta tem intervenção, designadamente nos refeitórios”.

No rescaldo da reunião a autarca pediu ao Ministério da Educação, através do organismo com quem reuniu, a “resolução urgente e definitiva dos graves problemas destas escolas,
a bem dos alunos e dos professores que ali estudam e trabalham”.

No dia anterior, quinta-feira (dia 19), a Escola Secundária Sebastião da Gama (ESSG) foi obrigada a suspender as aulas no período da tarde devido à inundação do estabelecimento de ensino, situação para a qual os órgãos directivos da escola e a autarquia sadina já tinham dado “vários alertas”.

- PUB -

A Parque Escolar é a “entidade do Estado tutelada pelo Ministé- rio da Educação a quem pertence a responsabilidade pela resolução de vários problemas em escolas do concelho”.

Reunião PS considera justificáveis atrasos na solução das infiltrações

O Partido Socialista de Setúbal considera “inadmissível o tempo de espera na reparação
dos problemas estruturais na escola”. No fim da reunião com a Parque Escolar e as
direcções das escolas, os socialistas lembram que “o projecto de requalificação do ginásio [da ESSG] está em fase de revisão”, escrevem em publicação na rede social Facebook.

Sobre a resolução dos problemas das infiltrações, o PS diz que as razões
apresentadas pelo organismo do Estado são justificáveis, “sendo de realçar que para os problemas estão a ser encontradas soluções”.

Fernando José e Vítor Ferreira, vereadores na câmara municipal, fizeram-se acompanhar por António Batista e Tiago Cardoso, coordenadores do PS de Setúbal e Azeitão,
participaram na reunião com o executivo e a estrutura do Governo.

“Que todos conseguissem cumprir com a mesma frontalidade e determinação os compromissos que assumiram”, atiram ainda.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -