Projecto piloto a nível nacional, para a recolha e reaproveitamento de biorresíduos domésticos, antecipa metas do Governo em três anos
A separação e recolha de resíduos orgânicos ou biorresíduos vai começar a ser feita porta-a-porta no concelho de Setúbal, através de num projecto piloto que antecipa em três anos a obrigatoriedade deste procedimento no país (prevista para 2024).
O projecto que permitirá transformar resíduos em composto surge na sequência de uma candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos e inicialmente chegará a 9600 fogos,
Numa primeira fase os resíduos orgânicos vão ser recolhidos nas freguesias de Azeitão, Sado e Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra e da União das Freguesias de Setúbal. Na segunda fase a recolha também chegará aos bairros Afonso Costa, Monte Belo Norte e Sul, Nova Azeda e Vale de Cobro.
Este projecto inclui ainda uma campanha de sensibilização já a decorrer e intitulada “Setúbal com.posto tem + valor”, através da qual a autarquia esclarece a população sobre as acções correctas na separação dos biorresíduos, “bem como sobre as mais-valias deste novo sistema”.
A primeira fase da campanha incide nas zonas de Pinhal de Negreiros, Casal de Bolinhos, Brejos de Azeitão, Quinta da Várzea, Vila Nogueira de Azeitão, Quinta dos Foios, Aldeia de Irmãos, Oleiros e Urbanização Vinha da Sardinha.
A autarquia destaca que a separação de biorresíduos “implica menos deslocações aos contentores por parte dos munícipes e, também, maior comodidade e proximidade para a realização da reciclagem deste tipo de resíduos”. Mas, acima de tudo, o projecto é uma mais-valia para “a diminuição do espaço ocupado em aterros”, para “o aproveitamento de recursos para a produção de adubo e energia” e “redução da emissão de gases com efeito de estufa”.
Para aderir à recolha os munícipes abrangidos pelas áreas definidas podem contactar os serviços da autarquia através do telefone 217 977 717, preencher o formulário disponível em http://setubalcomposto-form.pt/, ou contactar directamente os técnicos especializados nas deslocações que vão realizar porta-a-porta.