30 Junho 2024, Domingo

- PUB -
Câmara de Setúbal acusada de ter cidadão russo a interrogar refugiados ucranianos

Câmara de Setúbal acusada de ter cidadão russo a interrogar refugiados ucranianos

Câmara de Setúbal acusada de ter cidadão russo a interrogar refugiados ucranianos

Câmara garante que vai esclarecer em comunicado caso de entrevistas feitas por cidadão russo a refugiados ucranianos em Setúbal  

A denuncia partiu da embaixadora da Ucrânia em Lisboa, Inna Ohnivets, que em entrevista à CNN Portugal apontou Igor Khashin, antigo presidente da Casa da Rússia, como um dos russos que está a entrevistar ucranianos que procuram refúgio no concelho de Setúbal, onde estão a chegar cidadão vindos da Ucrânia.

- PUB -

O caso foi, entretanto, noticiado pelo semanário Expresso, a quem uma refugiada do norte da Ucrânia contou que quando foi ao “gabinete de apoio aos refugiados da Câmara de Setúbal estranhou ter sido recebida por russos, que lhe falaram em russo”, escreve o jornal. Um dos visados é Igor Khashin, apontado como apoiante do presidente da Câmara de Setúbal, gerida pela CDU.

Esta cidadã ucraniana diz ter-se dirigido à Linha Municipal de Apoio aos Refugiados, cujo gabinete funciona no Mercado do Livramento, que já recebeu cerca de 160 refugiados da guerra que a Rússia levou à Ucrânia, e foi aí que encontrou Igor Khashin, um dos lideres da comunidade russa em Portugal, e a sua mulher, Yulia Khashina, funcionária da Câmara de Setúbal.

Durante este processo de entrevistas os documentos desta refugiada ucraniana foram fotocopiados, e foi questionada sobre em que zona da Ucrânia o seu marido se encontra.

- PUB -

Entretanto, a Câmara de Setúbal negou ao Expresso que os refugiados são questionados sobre as famílias que deixaram na Ucrânia, e garante que os documentos fotocopiados cumprem os requisitos de confidencialidade.

Até ao fim da manhã de hoje, a Câmara de Setúbal promete emitir um comunicado onde irá esclarecer a situação.  Quanto ao gabinete de apoio no Mercado do Livramento foi encerrado para manutenção, devem reabrir na próxima segunda-feira.

 

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -