Novo equipamento de cuidados primários, para servir 21 mil utentes, deverá estar pronto em cerca de um ano e meio
A Câmara Municipal de Setúbal aprovou a adjudicação da empreitada de construção da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) da Bela Vista, que vai nascer na Avenida da Bela Vista. A cargo da empresa Alves Couto S.A a obra tem um valor superior a três milhões de euros e deverá estar concluída em cerca de um ano e meio (450 dias).
O novo equipamento de saúde vai servir uma população de 21 mil utentes, no sentido de “satisfazer as necessidades de cuidados primários” deste público. Este vai ser instalado “num edifício totalmente novo”, como explica a nota de Imprensa do município.
A USF Bela Vista vai contar com duas unidades, cada uma delas capacitada para atender às necessidades de 10.500 utentes, às quais acresce uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP), projecto denominado “de tipo B”.
O valor total da empreitada é de 3 milhões 316 mil e 200 euros, “montante ao qual acresce o IVA à taxa legal em vigor”.
A proposta foi votada esta quarta-feira, em sede de reunião pública do executivo setubalense, e contou com votos favoráveis de todas as bancadas (CDU, PS e PSD). Foi durante este período que André Martins, presidente da câmara municipal, justificou que este é “mais um passo no cumprimento do protocolo celebrado com o ministério da Saúde”, contrato que prevê a construção das USF do Bairro do Liceu, da Bela Vista e, de Azeitão, esta última já construída e em funcionamento.
Nas palavras do edil, estes três novos equipamentos de saúde vão ajudar a ‘desentupir’ o Centro Hospitalar de Setúbal, por forma a dar melhores respostas nos cuidados de saúde. A decorrer estão as obras de ampliação no Hospital de São Bernardo que deverão estar concluídas em meados de 2025, num investimento total de 27 milhões de euros.
O concurso público para a empreitada do novo Centro de Saúde da Bela Vista – agora denominado USF – foi aberto em início de Outubro de 2023 depois da proposta ter sido discutida em sede de reunião do executivo, no dia 4 desse mês, tendo também esta sido aprovada por unanimidade.