O Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém, tem desde a passada semana em exposição um conjunto fotográfico ‘carregado’ de “momentos com emoções”, intitulado “10 anos 120 retratos”, explicou a autarquia santiaguense em comunicado.
A mostra, inaugurada no passado sábado, é da autoria do fotógrafo Duarte Gonçalves, que afirmou: “as fotografias para mim são as histórias que vos conto. Histórias de momentos vividos com emoções muito diversas. Permitir que essas histórias possam permanecer na memória de quem as vive e que possam ser recontadas pela imagem. É isto que verdadeiramente me move no mundo maravilhoso da arte de fotografar”.
No momento estiveram presentes “o presidente do município, Álvaro Beijinha, o vereador da Cultura, Jaime Cáceres, o presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, e o antigo presidente da Federação Portuguesa de Orientação, Augusto Almeida, individualidades que foram homenageadas pelo fotógrafo, assim como a família e amigos, pelo apoio prestado ao longo destes dez anos a fotografar”.
A sessão, que começou “com o visionamento de um vídeo com a apresentação de fotografias e depoimentos de Vítor Proença, presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, e de David Gorgulho, presidente da Junta de Freguesia de Santo André, contou igualmente com “momentos musicais trazidos pelo Grupo À Cante Alentejano Vozes Além Tejo, e por Carla Nunes, Carlos Soares da Silva, Joana Caetano Luz e Bruno Mira”.
Disponível para visitas até dia 28 de Fevereiro, a exposição “10 anos 120 retratos” representa também “uma homenagem póstuma a Carla Pinheiro, amiga de longa data” de Duarte Gonçalves.