Sala do senado recebeu performance de cerca setenta cantores em equipa concebida para o evento
A sala do senado da Assembleia da República recebeu, na passada quinta-feira (19 de Outubro), a conferência–espectáculo “Tetralogia operática sobre 4 constituições portuguesas”, projecto apresentado pela Associação Setúbal Voz e a Associação Artística Vimaranense.
O projecto, apoiado pela Direcção-Geral das Artes e as câmaras municipais de Setúbal, Palmela e Guimarães, contou com a performance de cerca setenta cantores do Coro Setúbal Voz e da Companhia de Ópera de Setúbal, uma equipa especialmente concebida para o evento.
Sentados na plateia estiveram Ana Catarina Mendes, ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, da parte dos executivos da região André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Fernando José e Fernando Negrão, vereadores na autarquia e representantes dos seus partidos (PS e PSD, respectivamente), ao que se juntou, Maria João Camolas, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Palmela. Da parte do Parlamento, a representação foi feita por Pedro Delgado Alves.
Nas vésperas das comemorações da passagem dos cinquenta anos do 25 de Abril de 1974, o projecto operático “Tetralogia operática sobre 4 constituições portuguesas” pretende ser um contributo para o aprofundamento da democracia e da cultura operática portuguesa, num horizonte utópico de perfectibilidade, emancipação e beleza humanas infinitas.
Nesse sentido, e ao longo do espaço compreendido entre 2023 e 2025, irão ser apresentadas ao público várias óperas subordinadas ao tema “As Constituições”. Assim serão mostradas “1822, Mau tempo em Portugal”, “1911, a Conspiração da Igualdade”, “1976, A Evolução dos Cravos” e “2030, A Nova Ordem”.
A Associação Setúbal Voz é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direcção-Geral das Artes para o biénio 2023/24. Tem como parceiro estratégico o Município de Setúbal. Apoio da Antena 2, Fundação Inatel, Junta de Freguesia de São Sebastião e União das Freguesias de Setúbal.
Projecto com o Alto Patrocínio do Presidente da República e da Assembleia da República. Mecenato da Setulgeste, Secil e Alquick Group. Parceria com Associação Artística Vimaranense – ASMAV – Guimarães, Orquestra do Norte, Município de Guimarães.