Novo espaço inaugurado no bairro da Bela Vista. Autarquia quer ‘dar’ mais espaços a várias entidades já identificadas
A Associação Desportiva e Cultural Os Africanos foi inaugurada na passada semana, no bairro da Bela Vista. O presidente da Câmara Municipal, André Martins, esteve na abertura do novo espaço e considerou que este novo local vai permitir que a colectividade “cresça e faça o seu caminho”.
O líder autárquico garantiu que o município tem procurado “encontrar sedes mais adequadas à dinâmica das associações”, havendo neste momento “dez ou 12 entidades que estão identificadas” como “carentes” neste aspecto.
O edil afirmou que “estão identificados alguns espaços”, esperando que “dentro de um ano a um ano e meio estejam encontradas as condições” para que aquelas associações possam “desenvolver melhor” a sua actividade.
Na cerimónia de abertura, André Martins explicou que a autarquia está a apoiar esta associação no sentido de que ela faça o “caminho para o qual foi criada”, esclarecendo que cabe à autarquia “apoiar as colectividades e o movimento associativo activo”, uma vez que a sua existência “é sinal de uma sociedade dinâmica”, por “construir ou ajudar a construir os caminhos sociais”.
Destacando que as sedes das colectividades são espaços de “convívio, confraternização e solidariedade”, o autarca recordou que tem falado “com várias associações da cidade” e constatou que um conjunto delas “tinha dificuldades” no que diz respeito às instalações.
Já o presidente da comissão administrativa de Os Africanos, Francisco Sousa, disse que a associação, com 285 sócios inscritos, passou “momentos muito difíceis para chegar até aqui”.
Francisco Sousa recordou que, em Fevereiro de 2022, numa reunião realizada no âmbito do projecto “Ouvir a População, Construir o Futuro”, André Martins garantiu que o problema de Os Africanos relativo à falta de uma sede social ia ser resolvido. “As colectividades precisam do que o presidente da Câmara Municipal fez: deu a palavra e cumpriu a palavra”, enalteceu.
Nesta cerimónia também esteve o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, que sublinhou que, depois de no passado ter contribuído “para a coesão do tecido social da freguesia e do concelho pelas actividades desportivas e culturais que desenvolveu”, a associação “sofreu vicissitudes”, mas os seus dirigentes “foram resilientes” e agora “recebem um novo impulso”.