Foram entregues mil euros à iniciativa que pretende criar um jardim sustentável no bairro 2 de Abril
O projecto social e ambiental “As Traseiras”, dinamizado pela Associação Cultural Novas Ideias, recebeu o prémio regional de “Boas práticas do Voluntariado Jovem”, no valor de mil euros. A iniciativa pretende criar um jardim sustentável no bairro 2 de Abril, na freguesia de São Sebastião.
O projecto, dinamizado por jovens voluntários do concelho de Setúbal, que pretende recuperar o espaço verde situado nas traseiras do Centro Sociocultural Elmano Sadino, tornou-se o escolhido entre treze candidaturas regionais.
Em comunicado enviado pela Câmara Municipal explica-se que o objectivo passa por “criar um espaço verde sustentável, onde se inclua uma horta comunitária, que seja um local de convívio intergeracional e de educação ambiental”.
“O prémio, atribuído pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, reconhece a organização e promoção de actividades de voluntariado ao abrigo dos programas “Agora Nós” e “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” como práticas com impacto junto da comunidade e determinantes para a aquisição de competências pessoais e sociais e de hábitos de participação cívica pelos jovens voluntários”, pode ler-se em nota de imprensa.
De acordo com a Associação Cultural de Novas Ideias, “as acções de sensibilização da comunidade para as temáticas da sustentabilidade e alterações climáticas, bem como a promoção de boas práticas para a recuperação e manutenção do jardim” são algumas das iniciativas a levar a cabo no âmbito deste projecto, sendo desta forma que a associação espera “contribuir para a melhoria da imagem urbana do bairro 2 de Abril, contando com o envolvimento dos moradores”.
A Associação Cultural Novas Ideias é uma associação sem fins lucrativos, que foi fundada, em 2016, na freguesia de São Sebastião com o intuito de desenvolver actividades culturais e cívicas dirigidas para o público mais jovem da comunidade local.