André Oliveira vai correr 450km para ajudar APPACDM a construir o Centro Miguel Simas

André Oliveira vai correr 450km para ajudar APPACDM a construir o Centro Miguel Simas

André Oliveira vai correr 450km para ajudar APPACDM a construir o Centro Miguel Simas

Objetivo do jovem de 26 anos é angariar 10 mil euros para ajudar na construção do lar residencial da instituição

André Oliveira nasceu em Oliveira de Azeméis e vive agora em Setúbal, mas tem um objetivo muito específico: ajudar a Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Setúbal a construir o Centro Miguel Simas.

- PUB -

Como? Vai correr 450 quilómetros “por quem não pode” num desafio que começou este sábado e se estende até ao próximo dia 2 de novembro. Neste fim de semana participou na Maratona de Lisboa, sendo este o ponto de partida da iniciativa, e vai rumar ao norte do País, onde só terminará depois de correr a Maratona do Porto.

Assim nasceu a página “Setuvens” onde o desportista explica, em vários vídeos, o percurso que vai percorrer durante uma semana com o objetivo de angariar verbas para que o lar residencial da instituição setubalense possa ser uma realidade.

“Sempre gostei muito de me desafiar. Já este ano fiz de Setúbal até Fátima num dia, foram 154 quilómetros, e desde que fiz isso sozinho que percebi que ainda conseguia dar mais. Já tinha criado esta página, este grupo do ‘Setuvens’, com a intenção mesmo de dar cara por instituições. Sempre foi essa a minha ideia, de juntar o útil ao agradável, já que eu adoro correr, podia tentar fazer a corrida por alguma coisa. Na altura surgiu a possibilidade de fazer este trajeto, porque as maratonas calham numa semana uma, noutra semana outra. Pensei que era a altura perfeita para fazer mesmo este trajeto, e acabei por me juntar à APPACDM, uma instituição que já conhecia aqui de Setúbal, e achei que era a oportunidade perfeita para juntar o útil ao agradável”, revela em declarações a O SETUBALENSE.

- PUB -

Presente no digital através das plataformas Facebook, Instagram e Tiktok, são nestas que está disponível o link do Go Fund Me – site de angariação de fundos – onde qualquer pessoa pode fazer o seu donativo. Até agora, já estão angariados 135 euros, mas a ideia é que possa ser atingido o patamar dos 10 mil euros.

O jovem de 26 anos pretende fazer chegar o montante angariado à associação no aniversário desta. Com uma média de 50km por dia a ideia é passar por sete localidades onde André Oliveira espera juntar-se a outras comunidades de corrida por forma a tornar o percurso mais ‘leve’. Tendo já começado em Lisboa segue-se Santarém, Entroncamento, Alvaiázere, Coimbra, Estarreja e, para terminar, Porto.

Durante os nove dias em que decorre, o projeto vai sempre ser documentado nas redes sociais onde o lema é “Setuvens, eu também vou”.

- PUB -

Presidente da instituição saúda iniciativa mas refere dificuldades

José Salazar, presidente da APPACDM de Setúbal, mostra-se muito agradado com a iniciativa porque entende que este tipo de ações sensibilizam as pessoas para o projeto que está a ser concretizar, e lhe dá alguma visibilidade.

“Temos todo o interesse em que iniciativas desta natureza retornem a nosso favor, não só pelo dinheiro que permitirá angariar, mas também pela visibilidade que dará à da obra, e pela oportunidade que dará a falar dela. Desse ponto de vista, iniciativas desta natureza são iniciativas muito relevantes e muito importantes”.

Em construção está um lar residencial com o objetivo de receber 30 pessoas e tenha ainda dois Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) de 53 utentes de Setúbal e Palmela. No total a obra tem um custo de cerca de 3,5 milhões de euros, sendo que o Programa PARES 3.0 já financiou mais de 1 milhão de euros, mas, para a instituição, angariar o restante valor não tem sido tarefa fácil.

“Temos tido muita dificuldade porque a obra tem um custo estimado acima dos 4 milhões de euros e só temos financiamento público de 1 milhão de euros, o que significa que tudo mais que pudermos angariar, é sempre bem-vindo, obviamente. Temos feito esse esforço, o esforço de capturar outro tipo de apoios, não exclusivamente públicos, e temos conseguido alguns apoios. Continuamos com imensas dificuldades em concretizar o projeto pelo investimento que implica, mas estamos apostados em concluí-lo”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não