André Martins quer ver Unidade de Saúde da Bela Vista concluída ainda este ano

André Martins quer ver Unidade de Saúde da Bela Vista concluída ainda este ano

André Martins quer ver Unidade de Saúde da Bela Vista concluída ainda este ano

O autarca foi ver o andamento da obra e deixou um recado à tutela: “Depois, é preciso dotar o equipamento de pessoal técnico” 

André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, inteirou-se na última sexta-feira do andamento da construção da Unidade de Saúde Familiar (USF) da Bela Vista, que espera ver concluída ainda em 2025.

- PUB -

“Esta obra está prevista estar terminada no final deste ano e é um dos três centros de saúde que a Câmara Municipal se comprometeu a construir em Setúbal, no sentido de criar melhores condições e de proximidade aos utentes e, por outro lado, de aliviar a pressão nas urgências do Hospital de São Bernardo”, diz o autarca, citado em nota de Imprensa do município, na sequência de uma visita à obra, que realizou na companhia de Pedro Pina, vereador da Saúde, Luís Matos, presidente da Junta de São Sebastião, e de vários técnicos e operacionais.

Em construção na Avenida da Bela Vista, a nova USF – cujo investimento total ascende a mais de 3,6 milhões de euros e que beneficia de financiamento ao abrigo do PRR – é desenvolvida, lembra o município, “num programa do tipo 5B, ou seja, com duas unidades com capacidade para atender, cada uma, 10 500 utentes e uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados”.

Para o funcionamento da nova unidade é, porém, necessário que seja acautelada a alocação de recursos humanos. “Depois [de concluída a obra], é preciso que o Ministério da Saúde cumpra, dotando estes equipamentos de pessoal técnico para que as nossas populações sejam servidas com toda a dignidade e rapidez exigidas”, lembra André Martins.

- PUB -

Já Luís Matos salienta a importância de a USF da Bela Vista vir não só criar melhores condições para a prestação de cuidados de saúde na freguesia como também contribuir para aliviar a pressão noutros equipamentos de saúde do concelho. “Este é um equipamento que vem engrandecer e garantir uma melhor qualidade de resposta para os habitantes do território, além de aliviar a pressão do Centro de Saúde de Vale do Cobro e garantir a substituição do equipamento da extensão de saúde do Bairro Santos Nicolau”, aponta o presidente da Junta de São Sebastião.

Segundo o município, a USF da Bela Vista é composta por “quatro áreas funcionais, formadas por zona da recepção, gabinetes para prestação de cuidados de saúde, apoio administrativo e apoios gerais, e é servido de acessos viários e pedonais, com lugares de estacionamento para utentes e funcionários”.

Apesar da USF da Bela Vista estar ainda em construção, o município já encetou démarches junto da tutela para que o processo referente a outro centro de saúde possa arrancar. De acordo com André Martins, estão “já a decorrer as reuniões técnicas com o Ministério da Saúde, no sentido de se avançar com a construção do Centro de Saúde do Bairro do Liceu, na Praceta Maria Lamas”.

- PUB -

Quanto à USF da Bela Vista, o prazo de execução da obra é de 450 dias.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -