Autarca agradeceu “por este livro de poemas sadinos” que “é de todos”
As expectativas do poeta José Raposo foram superadas e o salão nobre dos Paços do Concelho encheu-se completamente para assistir à apresentação do seu novo livro, “Rio de Emoções”. Em declarações a O SETUBALENSE o escritor já tinha admitido alguma “timidez” e “ansiedade” para o grande dia que acabou por correr da melhor maneira, não fossem as palavras de André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal.
“José Raposo fez-se setubalense, porque o que conta não é apenas o pedaço de terra em que nascemos. O que conta é o espaço onde crescemos, onde estabelecemos
afectos, onde nos fazemos homens e mulheres de corpo inteiro. O que conta são os pedaços de terra em que trabalhamos e para onde vamos em procura de uma vida melhor”, transcreve-se na nota de Imprensa da autarquia.
Nascido em Santigo do Cacém, mas há mais de meio século a viver na cidade de Setúbal, José Raposo junta a Arrábida e as terras alentejanas na mais de uma centena de poemas que compõem a sua obra. Por essa razão, o edil agradeceu “por este livro de poemas sadinos” que “é de todos” e que “oferece nutrientes essenciais à alma e reflecte o significado mais profundo do que é ser desta cidade à beira do Rio Sado”.
No momento estiveram ainda Pedro Pina, vereador da Cultura na câmara municipal, e os presidentes das juntas de freguesia de São Sebastião e de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, Luís Matos e Luís Custódio. Para apresentar o novo livro juntaram-se João Completo, autor do prefácio, e o poeta brasileiro Júlio Corrêa, personalidade que redigiu o posfácio.
Além de “Rio de Emoções” José Raposo conta, no seu currículo literário, com dois outros livros de poesia, “Afectos e Cumpucidades”, o primeiro, lançado em 2006, e, “Pedaços de Mim”, publicado em 2021.