Evento que se realizou em Setúbal serviu como troca de experiências e contou com mais de 300 pessoas ligadas ao sector
A AMRS – Associação de Municípios da Região de Setúbal organizou o 1.º Encontro de Agentes de Turismo da Região de Setúbal, um evento que se destacou como um “espaço privilegiado” para a “troca de experiências, a criação de sinergias e a valorização da oferta turística da região”. Esta iniciativa, que teve lugar no Cais 3, contou com a presença de uma centena de agentes e mais de 300 pessoas, todas elas ligados ao sector do turismo.
Neste evento existiam stands da área expositiva, onde estavam os projectos, produtos e propostas dos diversos agentes de turismo presentes. Esta mostra contou com espaços dedicados à promoção dos municípios associados, apresentações temáticas e uma zona de provas e sabores, dando a conhecer o “melhor da gastronomia e dos produtos regionais”.
A sessão de abertura foi conduzida por André Martins, presidente da AMRS e da Câmara Municipal de Setúbal, que destacou a importância de compreender os desafios da região e construir respostas conjuntas. “É urgente compreender porque é que [a procura turística] ainda está abaixo da média da Grande Lisboa e do restante País, reflectir em conjunto sobre esta realidade e desenhar estratégias que respondam aos desafios do sector”, afirmou.
O responsável, analisando o papel da AMRS no desenvolvimento regional, realçou que “o turismo não pode ser dissociado da qualidade de vida, do acesso à habitação, da mobilidade, da cultura e dos equipamentos públicos”. André Martins destacou ainda a relevância de investimentos estruturantes como a Terceira Travessia do Tejo e o Novo Aeroporto de Lisboa, que poderão “impulsionar o turismo” se forem acompanhados de “ligações bem pensadas e estruturadas à Península de Setúbal e ao Litoral Alentejano”.
Já Sofia Martins, secretária-geral da AMRS, fez um balanço “amplamente positivo” desta primeira iniciativa. “Este encontro demonstrou o dinamismo do sector na região e abre portas para colaborações futuras que beneficiarão o território como um todo”, sublinhou.
Houve também tempo para uma mesa-redonda sobre o futuro do turismo regional, que contou com a participação de Carla Salsinha, presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL), e José Santos, presidente do Turismo do Alentejo ERT. Segundo a AMRS, em nota de Imprensa, a troca de ideias durante a mesa-redonda foi uma “oportunidade valiosa” para “aprofundar a reflexão” sobre as estratégias necessárias para posicionar a região de Setúbal como um “destino de referência”.
Durante todo o dia realizaram-se também “momentos de partilha e criação de redes de contacto” entre os participantes, que abordaram temas como a “criação de produtos turísticos integrados, a inovação no sector e a importância da cooperação intermunicipal”.