1 Julho 2024, Segunda-feira

- PUB -
Aluguer de trotinetas eléctricas chega à cidade de Setúbal

Aluguer de trotinetas eléctricas chega à cidade de Setúbal

Aluguer de trotinetas eléctricas chega à cidade de Setúbal

|

Durante as primeiras duas semanas os alugueres são de cinco cêntimos por minuto. Depois passa a oscilar entre os 14 e os 25 cêntimos

 

- PUB -

Cerca de duas centenas de trotinetas eléctricas vão ser disponibilizadas para partilha da população de Setúbal, para deslocações urbanas. Trata-se de um sistema de utilização individual a ser implementado na cidade a título experimental.

Explica a autarquia, através de comunicado, que o projecto-piloto se destina a “potenciar a micromobilidade em Setúbal, no âmbito de uma parceria entre a empresa Bolt e a Câmara Municipal”.

A execução deste programa, aprovado na reunião de câmara na quarta-feira, aponta que a fase experimental do mesmo terá a duração de seis meses, período em que “ficam à disposição entre 200 a 300 trotinetas eléctricas para aluguer”, ficando a “gestão dos equipamentos e a segurança dos utilizadores a cargo da empresa”.

- PUB -

Os custos dos alugueres são de “cinco cêntimos por cada minuto de utilização, durante as primeiras duas semanas de lançamento do projecto-piloto”. Passada esta fase, “os valores vão oscilar entre os 14 e os 25 cêntimos, sendo que no decurso dos seis meses da fase experimental não são cobradas taxas de desbloqueamento dos veículos”.

Os parques localizam-se na Avenida Luísa Todi, a nascente e poente, no Parque Urbano de Albarquel, nas praças de Bocage e do Brasil, no cais dos ferries, na Avenida 22 de Dezembro na zona do Convento de Jesus, na Loja do Cidadão próximo do Hospital de São Bernardo e na Avenida Rodrigues Manito.

Um dos principais objectivos desta medida é o investimento em “modos mais activos e sustentáveis em alternativa ao uso do transporte individual, em especial em deslocações de curta distância”, refere a proposta aprovada. E acrescenta: “Em Setúbal [existe] um potencial considerável de transferência de viagens dos modos motorizados para os modos suaves”.

- PUB -

Indica ainda que as “deslocações motorizadas com menos de 1,5 quilómetros de distância têm um peso significativo em várias zonas, onde cerca de 80% dos casos são deslocações que ocorrem dentro do próprio concelho e 50” dentro das freguesias.

 

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -