Acidente com viatura dos Bombeiros Sapadores leva a abertura de inquérito

Acidente com viatura dos Bombeiros Sapadores leva a abertura de inquérito

Acidente com viatura dos Bombeiros Sapadores leva a abertura de inquérito

|||||||

Processo pretende apurar responsabilidades do embate do veículo na passagem de nível entre a estação de Setúbal e a Praça do Quebedo

 

A Câmara Municipal de Setúbal e o comandante dos Bombeiros Sapadores de Setúbal confirmam que já foi aberto um inquérito com o objectivo de apurar responsabilidades sobre o acidente com uma viatura da corporação que decorreu no passado domingo.

- PUB -

Quando circulava em marcha urgente de socorro, o Veículo Especial de Combate a Incêndios (VECI) acabou por embater contra a passagem de nível na Rua do Mirante, em Setúbal. Além do corte da linha férrea entre as estações de Setúbal e Praias do Sado A durante cerca de 28 horas, o carro, com matrícula de 2002, ficou com o chassi e a grua danificados.

Segundo O SETUBALENSE conseguiu apurar, os bombeiros sapadores foram chamados a responder a uma ocorrência no Largo Cidade de Magdeburg. O veículo da corporação, que vinha da Avenida D. João II, poderia ter seguido pela primeira saída da rotunda situada à frente do Hospital de São Bernardo para chegar à Rua da Tebaida, junto à qual estava um carro a arder.

Contudo, os sapadores utilizaram um percurso mais longo, ao recorrerem à segunda saída da referida rotunda, ou seja, seguiram pela Avenida Bento Gonçalves e viraram à direita, pela Rua do Mirante. A ideia seria, no fim desta rua, onde a viatura acabou por embater contra a passagem de nível, voltar a virar à direita, para a Avenida Manuel Maria Portela e, na rotunda, seguir pela primeira saída até chegar ao Largo Cidade de Magdeburg.

- PUB -

No entanto, ao incêndio teve de acorrer uma outra viatura, uma vez que o VECI, após o embate, ficou inoperacional. Sobre o ocorrido, Luís Simões, delegado sindical do Sindicato Nacional dos Bombeiros Sapadores (SNBS), justifica que os bombeiros seguiram as indicações que o sistema de posicionamento global (GPS) indicou, acabando por guiá-los pelo caminho seguido.

“[Os bombeiros] estavam a fazer recurso ao GPS, e em frente ao hospital, o GPS não deu atempadamente informação para eles saírem e então seguiram em frente na rotunda. Quando o GPS indica o caminho para voltar ao local, o caminho mais próximo era virar à direita (no sentido da Rua do Mirante)”, explica.

O VECI embateu na parte inferior da ponte situada junto ao restaurante “O Quintal”, que tem sinalização de trânsito a indicar que apenas podem circular viaturas até três metros de altura. O condutor e o chefe da viatura – ambos com mais de 20 anos de experiência –, assim como os outros quatro bombeiros que seguiam no carro terão apenas ficado com ferimentos ligeiros.

- PUB -

Chefe da viatura acidentada e condutor já foram ouvidos

O delegado sindical diz ter conhecimento de que “o chefe da viatura e o condutor já foram ouvidos”. “Estamos a aguardar para ver como é que vai ser o seguimento porque foram feitas participações do acidente”, revela Luís Simões.

Já o comandante dos Bombeiros Sapadores de Setúbal, Paulo Lamego, questionado sobre os contornos do acidente, disse não querer “prestar declarações enquanto não estiver tudo esclarecido”.

“Estou à espera que o chefe que nomeei para averiguar tudo o que se passou faça o seu trabalho”, justificou, revelando apenas não querer “interromper a investigação [em curso] e estar a condicioná-la”.

“Face à gravidade da ocorrência, que interrompeu a circulação ferroviária durante um dia e que [provocou] danos graves na viatura, tenho de pedir que se apure o que se passou. Está a decorrer um processo interno para averiguar quem é que estava de serviço, para onde é que iam, porque é que o acidente ocorreu e se foi deficiência da viatura”, revelou.

Enquanto isso, fonte do gabinete da presidência da autarquia sadina informa que a ocorrência não põe em causa “a protecção e o socorro na área do município de Setúbal”.

A ligação ferroviária entre as estações de Setúbal e Praça do Quebedo, em direcção às Praias do Sado, esteve sem circulação desde as 11 horas de domingo, tendo sido retomada pelas 14 horas de segunda-feira.

No local, com vista à recuperação da linha em questão, estiveram esta segunda-feira dez funcionários da Infraestruturas de Portugal. Nesta linha circulam comboios da Comboios de
Portugal (CP), que fazem a ligação entre a estação de Setúbal e a Praça do Quebedo, com destino às Praias do Sado – A, assim como comboios de transporte de mercadorias.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -