1 Julho 2024, Segunda-feira

- PUB -
Acervo de Lauro António já pode ser visto na Casa das Imagens

Acervo de Lauro António já pode ser visto na Casa das Imagens

Acervo de Lauro António já pode ser visto na Casa das Imagens

|Em 2021 Lauro António ofereceu parte do seu espólio para a criação da Casa das Imagens em Setúbal

A cidade de Setúbal passou a ter desde sábado mais um polo de cultura. Trata-se da Casa das Imagens Lauro António – Biblioteca, Mediateca e Arquivo, um equipamento municipal que partilha com o público uma parte do arquivo pessoal do cineasta.

“Em nome de Setúbal, agradeço a generosidade de nos ter entregado parte do espólio que reuniu ao longo da vida. A partir de agora, pode ser visto e sentido por todos os que gostam de cinema”, referiu a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, em agradecimento a Lauro António na primeira parte da cerimónia inaugural – a segunda decorreu na Casa das Imagens -, que decorreu no Fórum Luísa Todi.

- PUB -

A Casa das Imagens está localizada no número 8 da Rua da Velha Alfândega, contíguo à Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, num edifício que foi alvo de obras de requalificação para receber o acervo doado pelo cineasta ao município, com perto de 50 mil peças, em diferentes conteúdos, relacionadas com os audiovisuais.

Maria das Dores Meira espera que esta seja um “ponto de passagem obrigatória para todos os que gostam de cinema”, desejo partilhado por Lauro António, presente na inauguração.

“Será muito bom para mim se esta casa for fruída pelos setubalenses, e não só. Está aberta a todos os que a queiram visitar e gostaria muito, que através do acervo que disponibiliza, possa sensibilizar, sobretudo os mais pequenos, para o gosto pelo cinema”, comentou o cineasta.

- PUB -

Lauro António, que interveio após a exibição de dois filmes, sobre a sua vida e obra e sobre a Casa das Imagens, explicou as razões pelas quais escolheu Setúbal, onde dinamiza ciclos de cinema, para doar parte do arquivo pessoal que coleccionou.

“Quando falei com senhora presidente na possibilidade de doar ao município o meu acervo para ser partilhado com o público, ela mostrou logo um grande interesse. Se eu já tinha vontade de escolher Setúbal, nesse momento tive a certeza.”

Outra razão deve-se à “proximidade aos setubalenses” proporcionada pelo projecto Lauro António Masterclass, com sessões comentadas, gratuitas, todas as segundas-feiras no Fórum Municipal Luída Todi,

- PUB -

“O interesse demonstrado pelo público tem sido muito reconfortante. Por isso, esta é uma das principais razões pelas quais escolhi Setúbal.”

A estreia no Fórum Luísa Todi, nos anos 80, da primeira peça de teatro que escreveu e encenou, “A Encenação”, e o facto de ter estado na fundação do Festroia – Festival Internacional de Cinema de Setúbal contribuem, também, para a “forte ligação” com a cidade sadina.

A Casa das Imagens Lauro António – Biblioteca, Mediateca e Arquivo, a funcionar de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00 e ao sábado das 14h00 às 18h00, tem por missão a recolha, protecção, preservação, conservação, divulgação e dinamização do património audiovisual, promovendo em permanência a construção do conhecimento sobre a sua história, actualidade e futuro.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -