28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalLicenças "incomportáveis" ditam fim de trotinetes e bicicletas da Bolt na cidade

Licenças “incomportáveis” ditam fim de trotinetes e bicicletas da Bolt na cidade

Na visão da autarquia as condições para a continuidade não estavam reunidas. Empresa diz que montante exigido era intolerável

 

- PUB -

Nem trotinetes, nem bicicletas eléctricas. Terminou o memorando de entendimento entre a Câmara Municipal de Setúbal e a empresa Bolt Portugal que permitia o aluguer destes meios de transporte partilhados para circular na cidade.

O ano de 2024 começou já sem estes serviços, tendo em conta que o memorando terminou a 31 de Dezembro de 2023, mas só esta quarta-feira é que a questão foi colocada na reunião pública do executivo sadino, assunto esclarecido pela vereadora Rita Carvalho.

“Terá vindo aqui uma proposta a reunião de câmara de um regulamento e hasta pública em que a câmara definiu, tendo por base o serviço nos últimos dois anos, os pressupostos mínimos relativamente àquilo que considera uma futura operação – desde logo paragens obrigatórias em doca, física ou virtual, um terço dessas docas com carregamento eléctrico, um alargamento da área de serviço, garantia da colocação da sinalização. A hasta pública ficou deserta porque consideraram não haver condições. Para nós, a nossa exigência relativamente ao serviço, é aquela, consideramos que é o que melhor assegura o serviço prestado e a co-relação dos diferentes utilizadores do espaço público”

- PUB -

“O que estava em funcionamento era um projecto-piloto com uma das operadoras da mobilidade partilhada, que era a Bolt, que teve dois anos desse projecto”, disse ainda a autarca. Para o eleito do Partido Socialista, Joel Marques, a questão não tinha um prazo estipulado. “Na última adenda que aqui aprovámos, aprovámos uma adenda sem um prazo limite, o projecto-piloto terminaria – por via dessa adenda – no momento em que estivesse concluída a emissão de licenças – que viriam a ser concedidas através do procedimento de hasta pública”.

Acusa então o executivo de seguir o caminho do “monopólio” pois esta era a única operadora na cidade sadina, o que faz com que, neste momento, não exista qualquer serviço de aluguer de trotinetes e bicicletas partilhadas na cidade.

No entender de Frederico Venâncio, responsável de micromobilidade da Bolt em Portugal, “o montante mínimo exigido para cada licença está para lá do que é passível ser comportado”. “Confirmamos que, para já, fomos forçados a cessar actividade em Setúbal no decurso de uma hasta pública que, numa primeira fase, ficou deserta de qualquer operador”, disse em declarações à New In Setúbal

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -