1 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalIPS promove literacia digital junto do pré-escolar e do ensino básico

IPS promove literacia digital junto do pré-escolar e do ensino básico

Concurso dirigido para grupos de alunos de estabelecimentos de ensino de norte a sul do País, ou do mesmo ciclo de ensino

 

- PUB -

Já estão abertas as inscrições para nova edição do concurso nacional de programação “A Criar com Scratch!”. Esta iniciativa anual do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), através da Escola Superior de Educação (ESE/IPS),  pretende promover a literacia digital “de forma lúdica” junto dos alunos do pré-escolar e do ensino básico.

Este concurso é dirigido para grupos de alunos, representando “estabelecimentos de ensino de norte a sul do País, ou do mesmo ciclo de ensino”, desde que concorram acompanhados por um professor/educador e/ou encarregado de educação.

Em nota de Imprensa, o politécnico explica que os trabalhos, a enviar por equipas até ao próximo dia 5 de Abril, terão de ser “obrigatoriamente elaborados em linguagem de programação Scratch”, inspirando-se no tema “Satélites… de Titã ao Telescópio Espacial Hubble”, escolhido para a edição de 2023/2024 e apresentada em Novembro, na conferência de lançamento, por Rafael Silva, investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

- PUB -

Os projectos candidatos, apresentados na forma de jogo, animação, narrativa ou apresentação de conteúdos, serão valorizados “de acordo com a mensagem transmitida, a interactividade e o design global”, sendo considerados em quatro categorias: Educação Pré-Escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, elucida o IPS.

Com esta iniciativa é pretendido que a competição “promova a integração de tecnologias digitais no desenvolvimento da literacia digital, fomente o desenvolvimento de competências de programação e de resolução de problemas, estimule a memória, a atenção e o raciocínio lógico, bem como a criatividade e a interdisciplinaridade, permitindo também a partilha, com a comunidade educativa, de recursos educativos desenvolvidos nas escolas”.

- PUB -

Mais populares

Homem encontrado morto em casa no centro de Setúbal [Actualizada]

Cadáver de José, de 66 anos, foi transportado para a morgue do Hospital de São Bernardo para realizar autópsia

PJ investiga cadáver encontrado no interior de uma viatura em Setúbal

Populares alertaram as autoridades pelas 22h30. Homem, de 57 anos, terá morrido por causas naturais

Pedro Catarino já é goleador-mor dos sadinos na 1.ª Divisão da AF Setúbal

Com cinco golos no Vitória B, avançado do plantel principal volta a ser decisivo
- PUB -