1 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalProjectos de mobilidade ciclável e horta biológica vencedores vão ser implementados

Projectos de mobilidade ciclável e horta biológica vencedores vão ser implementados

“Mobilidade Soft” e “Horto IPS6” vão dividir prémio de 10 mil euros, entregues com o apoio do Banco Santander

 

- PUB -

Já são conhecidos os dois projectos vencedores da 3.ª edição do concurso IPS Sustentável, um desafio aos alunos, docentes e trabalhadores do Instituto Politécnico de Setúbal para que desenvolvam ideias inovadoras nas áreas da mobilidade suave e sustentabilidade agrícola. “Mobilidade Soft” e “Horto IPS6”, os premiados, vão agora dividir o valor de 10 mil euros – entregues com o apoio do Banco Santander – para colocarem em prática os projectos.

A pensar na mobilidade e a acessibilidade das bicicletas o “Mobilidade Soft” é desenvolvido por quatro professores e um estudante, com o objectivo de “promover formas de mobilidade suave junto da comunidade académica, nomeadamente o uso da bicicleta no acesso ao campus, através de várias medidas de melhoria da segurança no parqueamento”, como explica a nota de Imprensa do IPS.

Prevê também a criação de um posto de trabalho self-service para pequenas reparações destes equipamentos, além da oportunidade de fomentar a eficiência energética das deslocações ao campus e fazer por aumentar os níveis de actividade física.

- PUB -

Já o “Horto IPS6”, que deverá ser implementado no campus do Barreiro, envolve cinco trabalhadores, docentes e não docentes para a criação de uma “horta biológica comunitária no espaço exterior da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/IPS)”. A primeira fase passará por implementar talhões cultiváveis, que serão depois atribuídos a horticultores que se candidatem para o efeito – que posteriormente participarão numa “formação nos princípios da sustentabilidade agrícola”.

A edição de 2023 do IPS Sustentável recebeu 17 candidaturas, num total de 50 participantes, em áreas “de intervenção como biodiversidade, utilização de solos, energia, água, mobilidade e transportes e tecnologia ambiental”.

- PUB -

Mais populares

Homem encontrado morto em casa no centro de Setúbal [Actualizada]

Cadáver de José, de 66 anos, foi transportado para a morgue do Hospital de São Bernardo para realizar autópsia

PJ investiga cadáver encontrado no interior de uma viatura em Setúbal

Populares alertaram as autoridades pelas 22h30. Homem, de 57 anos, terá morrido por causas naturais

Pedro Catarino já é goleador-mor dos sadinos na 1.ª Divisão da AF Setúbal

Com cinco golos no Vitória B, avançado do plantel principal volta a ser decisivo
- PUB -