9 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Rita Matias encabeça lista do Chega por Setúbal

Rita Matias encabeça lista do Chega por Setúbal

Rita Matias encabeça lista do Chega por Setúbal

Deputada eleita pelo círculo de Lisboa em 2022 aproveita descida de Bruno Nunes

 

Rita Matias é o nome escolhido por André Ventura para liderar a lista do círculo eleitoral de Setúbal do Chega para as legislativas marcadas para 10 de Março. A nomeação foi tornada pública pelo líder do partido, quando falava aos jornalistas na Assembleia da República.

A deputada, natural do Seixal, que nas eleições de 2022 foi eleita pelo círculo de Lisboa em 2022, fica com a vaga deixada por Bruno Nunes. O deputado, que foi o cabeça de lista por Setúbal nas últimas eleições, vai integrar a lista por Lisboa, indicou André Ventura.

A seixalense, que se estreou na Assembleia da República como a mais nova entre o grupo dos 230 com assento parlamentar, começou o seu percurso político no CDS e vê em André Ventura uma “referência política”, que lhe fez “acreditar novamente na militância partidária pela capacidade de reconhecer que as elites de Lisboa, por demasiado tempo, esqueceram as periferias suburbanas”.

Nas últimas legislativas, em 2022, o Chega foi a quarta força política mais votada no Distrito de Setúbal, ficando atrás do PS, do PSD e da CDU. O partido obteve 9,03% da votação – equivalente a 39.135 votos – conseguindo eleger um deputado pelo círculo eleitoral, ficando com esse lugar Bruno Nunes.

Bruno Nunes desce na lista

Bruno Nunes foi o único deputado do Chega ‘despromovido’ pelo líder partidário, que na altura de escolher as listas de candidatos à Assembleia da República manteve nos mesmos lugares ou promoveu todos os outros que preenchem a bancada do partido. No entender do partido, este o lugar é elegível com base nas sondagens e o deputado não considera que tenha sido despromovido.

Depois de ter sido cabeça de lista por Setúbal nas eleições legislativas de 2022, Bruno Nunes, que é também vice-presidente da bancada, segue agora no sétimo lugar da lista de Lisboa, estando três pessoas que actualmente não têm assento parlamentar à sua frente.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -