9 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Carta Educativa de Setúbal aponta para investimento de perto de 90 milhões

Carta Educativa de Setúbal aponta para investimento de perto de 90 milhões

Carta Educativa de Setúbal aponta para investimento de perto de 90 milhões

A criação 33 salas para ensino básico e uma escola secundária em Azeitão são algumas das propostas deste documento

 

Foi esta quarta-feira aprovada a Carta Educativa de 2.ª Geração do Município de Setúbal, que tem como carteira de investimentos de cerca de 90 milhões de euros. A criação de 14 salas de jardim-de-infância, 33 salas para o 1.º ciclo do ensino básico e uma escola secundária em Azeitão são algumas propostas deste documento, aprovado após parecer favorável emitido pelo Ministério da Educação.

As propostas previstas pela Carta Educativa, a “concretizar em dez anos”, contemplam o “alargamento da rede de ensino pré-escolar do município, a requalificação de todo o parque escolar, incluindo as escolas transferidas pelo Ministério da Educação, e a redução significativa de regimes duplos, com a construção e ampliação de escolas de 1.º ciclo”.

Em nota de Imprensa, a autarquia setubalense reforça que o município de um “passo significativo” com o lançamento do concurso público para a alteração e ampliação do Centro Escolar Barbosa du Bocage, num investimento superior a cinco milhões de euros, em matéria de “eliminação dos regimes duplos”, que “impedem os alunos de permanecer na escola a tempo inteiro”.

Também contempladas neste documento estão outras medidas que visam o “sucesso educativo”, através de candidaturas a fundos comunitários do Portugal 2030, com “projectos na área da sustentabilidade e educação ambiental e a melhoria da eficiência energética nos estabelecimentos de ensino”.

Este documento recebeu o parecer favorável do Conselho Municipal de Educação de Setúbal, a 26 de Abril, após uma fase de recolha de “diversos contributos” e de elaboração da Carta Educativa de 2.ª Geração do Município de Setúbal.

O passo seguinte foi a aprovação pela Câmara Municipal, em reunião pública, que aconteceu no passado dia 3 de Maio, sendo posteriormente submetida na plataforma do IGeFE – Instituto de Gestão Financeira de Educação, o sistema que procede à avaliação das cartas educativas.

Foi no passado dia 27 de Novembro que o ministério da Educação emitiu o parecer favorável à Carta Educativa apresentada pelo município de Setúbal, por considerar que o documento “cumpre os parâmetros técnicos definidos na legislação aplicável em vigor à data da sua elaboração” e “promove opções de redimensionamento da rede educativa que visam estimular e potenciar a sequencialidade entre a educação pré-escolar, os diferentes ciclos do ensino básico e o ensino secundário”.

Este documento vai agora ser submetido a apreciação pela Assembleia Municipal de Setúbal.

Resultado do processo de revisão da Carta Educativa do Concelho de Setúbal datada de 2006, este documento é um instrumento de “planeamento e ordenamento prospectivo de edifícios e equipamentos educativos a localizar no município” e apresenta a “caracterização dos equipamentos educativos” que existem actualmente no concelho.

Neste documento são também apresentados o “diagnóstico estratégico, as projecções de desenvolvimento e a proposta de intervenção relativamente à rede pública”, juntamente com as “principais medidas a adoptar pela autarquia e o programa de execução das mesmas”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -