3 Março 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalPolitécnico com ciclo de cursos gratuitos em construção sustentável

Politécnico com ciclo de cursos gratuitos em construção sustentável

Iniciativa está enquadrada no Projecto BUILD2050, que quer criar rede europeia de técnicos qualificados

 

- PUB -

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) abriu o período de inscrições para os últimos dois cursos do ciclo de formação piloto em construção sustentável e promotora da saúde e bem-estar. Esta iniciativa surge enquadrada no projecto europeu BUILD2050, desenvolvido desde Fevereiro de 2022 sob sua coordenação.

O Curso 7 deste ciclo de formações, incidindo na temática da Economia Circular e Metodologia LCA Aplicada à Construção. Com coordenação de Joanna Aleksiejuk-Gawron, da Universidade de Ciências da Vida de Varsóvia (Polónia), as inscrições decorrem até esta quinta-feira, 21 de Dezembro.

Segue-se a oitava formação, em Modelos de Negócios Inovadores baseados na Economia Circular, sob coordenação de Antonis Livieratos, da Universidade de Atenas (Grécia), sendo que neste curso o prazo de candidaturas é mais alargado, durando até 26 de Janeiro do próximo ano.

- PUB -

Em nota de Imprensa, o estabelecimento de ensino explica que a formação piloto contempla um total de “oito cursos gratuitos online, ministrados em inglês”, sendo cada um deles dirigido por “um parceiro do consórcio e desenhados para dar resposta aos desafios emergentes do sector da construção civil no que toca à meta da descarbonização”. Quanto às candidaturas, podem-se aplicar “todos os interessados” que tenham formação superior ou se encontrem a desenvolver actividade profissional nas áreas de Arquitetura e Engenharias (Ambiental, Civil, Mecânica, Electrotécnica e Energética), “em qualquer um dos países a que pertencem os parceiros do projecto”.

A decorrer entre Janeiro e Março do próximo ano, as próximas duas acções previstas, assentam em “métodos de ensino inovadores e conteúdos interdisciplinares, oferecendo um ambiente de trabalho e de partilha à escala europeia”.

O projecto BUILD2050 – Training for Sustainable and Healthy Building for 2050, a decorrer até 2025, é financiado pelo programa Erasmus+. Este foi desenvolvido por um “consórcio de sete instituições de ensino superior sob coordenação do IPS, através de uma equipa de 14 investigadores de várias áreas disciplinares”, liderada pela docente Susana Lucas, da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/IPS).

- PUB -

São instituições parceiras do consórcio a Universidade de Bolonha e o Politécnico de Milão (Itália), a Universidade de Atenas (Grécia), a Universidade de Bochum (Alemanha), e a Universidade de Ciências da Vida de Varsóvia (Polónia), além do politécnico setubalense.

- PUB -

Mais populares

Homem encontrado morto em casa no centro de Setúbal [Actualizada]

Cadáver de José, de 66 anos, foi transportado para a morgue do Hospital de São Bernardo para realizar autópsia

PJ investiga cadáver encontrado no interior de uma viatura em Setúbal

Populares alertaram as autoridades pelas 22h30. Homem, de 57 anos, terá morrido por causas naturais

Pedro Catarino já é goleador-mor dos sadinos na 1.ª Divisão da AF Setúbal

Com cinco golos no Vitória B, avançado do plantel principal volta a ser decisivo
- PUB -