23 Fevereiro 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalProjecto-piloto de recolha selectiva de resíduos executado no Bairro das Manteigadas

Projecto-piloto de recolha selectiva de resíduos executado no Bairro das Manteigadas

Iniciativa vai ser alargada aos outros quatro bairros do programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade

 

- PUB -

A autarquia setubalense apresentou, em conjunto com a AMARSUL, um projecto-piloto de recolha selectiva de resíduos. Este está a ser executado nas Manteigadas e vai ser alargado aos outros quatro bairros do programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade.

Durante a apresentação da iniciativa, Carlos Rabaçal, vereador das Obras Municipais, destacou o seu carácter “inovador”, por envolver directamente os moradores, classificando-o como “um grande desafio”.

O vereador apontou que a recente decisão do Conselho de Ministros de atribuição de um retorno financeiro a quem faz a separação de resíduos é um “estímulo mais forte” para a recolha selectiva por parte dos particulares.

- PUB -

No entender de Carlos Rabaçal há “todas as condições” para o projecto-piloto seguir depois para os outros quatro bairros do programa NBNC – Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Forte da Bela Vista e Quinta de Santo António –, tendo também destacado o “envolvimento dos moradores” em todas as actividades promovidas por aquela iniciativa municipal.

“Este grupo vai acompanhar esta actividade, como todas as actividades do programa são acompanhadas pelos eleitos pelos seus pares”, afirmou. O autarca recordou também que os resultados são também avaliados em conjunto com os moradores, sendo que estes dão “um exemplo de como uma comunidade pode resolver os seus problemas do dia a dia de uma forma colectiva e participada por todos”.

Já o administrador da AMARSUL, Sérgio Bastos, agradeceu à autarquia o “envolvimento no projecto”.

- PUB -

Também o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Luís Matos, mostrou-se “orgulhoso” por participar no momento, destacando a “importância da preocupação com o meio ambiente e com a recolha e tratamento dos resíduos”, tendo ainda realçado que os moradores são “peças fundamentais” para que se deixe “um mundo melhor para quem cá ficar”.

Emília Ribeiro falou em nome da comissão de moradores eleita para acompanhar a implementação do projecto nas Manteigadas, sublinhando a “intenção de ajudar os vizinhos a aprenderem” a fazer recolha selectiva de resíduos.

- PUB -

Mais populares

Menino de sete anos morre após ser baleado em Setúbal

Neto e avó foram atingidos a tiro de caçadeira no Bairro da Bela Vista. Disparo veio de carro em andamento. Alvo seria o pai da criança

Criança baleada em Setúbal hospitalizada em estado crítico [actualizada]

Menino de 7 anos e avó foram atingidos por um tiro de caçadeira disparado de um carro em movimento

Imagens mostram momentos após menino e avó serem baleados no Bairro da Bela Vista (vídeo)

Homem é visto a empunhar uma caçadeira correndo em várias direcções até que entra numa viatura que sai depois do local
- PUB -