9 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Polo operacional e parque de lazer ‘nascem’ na Rua das Mimosas

Polo operacional e parque de lazer ‘nascem’ na Rua das Mimosas

Polo operacional e parque de lazer ‘nascem’ na Rua das Mimosas

Autarquia reforça importância da descentralização de competências para as juntas de freguesia

 

Está a ‘nascer’ na Rua das Mimosas um parque de lazer e vai ser criado um polo operacional para a Junta de Freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra. O objectivo deste projecto, que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Setúbal e a junta de freguesia, é tornar o local uma centralidade da zona da Quinta da Serralheira e do Vale Ana Gomes.

Em visita ao local, o presidente da autarquia, André Martins, realçou a requalificação deste espaço público como uma demonstração da aposta na proximidade, para “melhor servir as populações”.

“Esta obra é um exemplo daquilo que são as parcerias entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia, que se têm acentuado sobretudo neste último mandato, com o reforço da descentralização de competências para as juntas de freguesia. Esta parceria traz benefícios substanciais para as populações”, referiu o autarca.

O líder autárquico reforçou que aquando da criação da urbanização da Quinta da Serralheira, não foram tidas em conta “as necessidades das pessoas, designadamente ter apoios comerciais e espaços de lazer”.

Após afirmar que o parque vai ser “uma nova centralidade para estas urbanizações”, o autarca realçou que o polo da junta de freguesia pretende concentrar trabalhadores e equipamentos para “intervir na freguesia”, num “trabalho de proximidade na resolução dos problemas” locais.

“Estamos muito satisfeitos por esta obra se estar a desenvolver ao ritmo que está. Esperamos que durante o ano de 2024 esta obra venha a ser concluída e que antes do final do ano tenhamos as condições para fazermos uma inauguração e um convívio com estas populações, no sentido de afirmar a importância do Poder Local no desenvolvimento e criação de melhores condições de vida para as populações”, disse.

Já o presidente da Junta de Freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, Luís Custódio, considerou que a intervenção “vai mudar por completo” esta zona, uma vez que, após a conclusão, só na Rua das Mimosas ficam requalificados “cerca de 7000 metros quadrados”.

O autarca explicou que a intenção passa por criar na Rua das Mimosas “uma das boas áreas da freguesia e do concelho”, através de uma obra realizada por administração directa, estando a mão de obra a cargo dos serviços operacionais da junta de freguesia e a maioria dos materiais cedidos pela câmara municipal.

“Se não fosse feita esta parceria entre a câmara municipal e a junta de freguesia, para a junta era completamente impossível”, admitiu Luís Custódio.

A Câmara Municipal cedeu à Junta de Freguesia dois lotes, um com mais de 2900 metros quadrados e outro com 1230, para no primeiro ser construído o polo operacional desta autarquia e no segundo uma zona de lazer com parque infantil, quiosque, esplanada e zona ajardinada. A zona vai igualmente ser dotada de passeios, de estacionamento e de uma praça, que se vai chamar Praça das Mimosas, explica a autarquia em nota de Imprensa.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -