10 Maio 2024, Sexta-feira

- PUB -
Rio Sado repete presença no calendário da Taça do Mundo de Águas Abertas

Rio Sado repete presença no calendário da Taça do Mundo de Águas Abertas

Rio Sado repete presença no calendário da Taça do Mundo de Águas Abertas

No próximo ano a prova vai partir do Parque Urbano de Albarquel, com data marcada para 1 e 2 de Junho

 

As águas do Sado voltam a ser anfitriãs do circuito mundial de natação em águas abertas. A cidade de Setúbal vai receber, a 1 e 2 de Junho, a terceira etapa Taça do Mundo de Águas Abertas 2024.

Este ano, a prova de Setúbal ocorreu em Maio, mas no próximo terá lugar em Junho, sendo a última das três paragens previstas antes dos Jogos Olímpicos Paris 2024, anunciou a World Aquatics (Federação Mundial de Natação), entidade que tutela a modalidade.

O calendário da prova é composto por cinco etapas a realizar ao longo do ano e tal como este ano, o circuito arranca na Baía de Soma, no Egipto, em 23 e 24 de Março, passando depois pelo Golfo de Aranci, em Itália, em 25 e 26 de Maio.

A prova prossegue, nos dias 1 e 2 de Junho, com a etapa no rio Sado. Esta vai decorrer, como tem sido habitual, a partir do Parque Urbano de Albarquel, espaço ribeirinho que proporciona “todas as condições” para a realização do evento desportivo, que mantém presença na cidade setubalense desde 2006.

Depois de Setúbal, a 18.ª edição da maratona aquática disputada na distância de dez quilómetros prossegue, com inscrição provisória, nos dias 26 e 27 de Outubro, em Hong Kong, culminando o circuito, em princípio, em Eilat, Israel – prova ainda sujeita a confirmação e sem data anunciada pela World Aquatics.

Eilat, em Israel, regressa ao calendário para o próximo ano, em princípio, para a etapa final, depois da substituição ocorrida para este ano, com a troca pelo Funchal, em 2 e 3 de Dezembro, após a retirada da prova israelita, como consequência da guerra em Gaza.

No entender da autarquia setubalense, às “características naturais singulares” da cidade acresce a “capacidade e qualidade organizativa já demonstrada” pela Câmara Municipal de Setúbal e pela Federação Portuguesa de Natação, que são co-organizadores desta terceira etapa da Taça do Mundo, e reconhecida internacionalmente pela World Aquatics.

Em nota de Imprensa, o município sadino defende que “estes argumentos” levam a que Setúbal esteja, ano após ano, na rota desta modalidade internacional, quer na realização de etapas do circuito mundial, como a World Aquatics Open Water Swimming World Cup 2023, quer em provas de qualificação olímpica, o que, neste caso, se verificou em 2012, 2016 e 2021.

O próximo ano de 2024 entusiasma no que respeita à natação e à disciplina das águas abertas, uma vez que vai acontecer, de 2 a 18 de Fevereiro, o Mundial da Natação, em Doha, no Catar, e entre 26 de Julho a 11 de Agosto, estão marcados os Jogos Olímpicos de Paris, em França.

O calendário da competição foi anunciado pela World Aquatics, a nova denominação da Federação Internacional da Natação, com o objectivo de simbolizar a inclusão de todas as modalidades aquáticas.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -