9 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Judo do Vitória FC quer mostrar que Física está “em todo o lado”

Judo do Vitória FC quer mostrar que Física está “em todo o lado”

Judo do Vitória FC quer mostrar que Física está “em todo o lado”

O clube setubalense quer desmistificar a ideia de que a ciência está acessível apenas aos “iluminados”

 

O judo do Vitória Futebol Clube continua com o programa anual das aulas abertas e para esta sexta-feira, 17 de Novembro, o tema é “Física Através do Judo”. Tendo como objectivo que o judo assuma um papel social, o clube setubalense quer “desmistificar a ideia” de que a ciência está acessível apenas aos “iluminados”.

O coordenador da secção de judo no Vitória Futebol Clube deixou o convite para os professores de Física de Setúbal, assim como todos os “mais novos” que queiram aparecer no Estádio do Bonfim, com a aula a começar pelas 19h30. Miguel Galhardas, em declarações a O SETUBALENSE, explica que o emblema sadino, com esta actividade, pretende ajudar a resolver alguns dos problemas que se “encontram na sociedade”.

“Neste mês de Novembro vamos ter nova aula aberta, tendo como tema a Física através do Judo”. O hexacampeão nacional de judo esclareceu que esta secção do emblema sadino pretende que o judo “assuma um papel social”, de modo que ajude a “resolver alguns dos problemas” que se encontram na sociedade.

“No passado mês de Outubro abordámos a Integração e a diversidade, sendo que nesta iniciativa vamos, através desta aula, desmistificar a ideia de que a ciência está acessível apenas aos iluminados”, realçou o coordenador da modalidade.

Para Miguel Galhardas, a Física “está em todo o lado e no Judo também”. O antigo atleta da modalidade realça que “através de algumas experiências”, nesta aula é pretendido que se percebam conceitos de Física de “forma divertida”, realçando que é “através de boas memórias” que “melhor se guarda a matéria”.

A Física Através do Judo foi um programa criado por Miguel Galhardas, sendo que faziam parte do calendário semanal dos alunos da Escola Ciência Viva, do Pavilhão do Conhecimento. Esta iniciativa foi apenas interrompida com a chegada da pandemia de COVID19.

Na última aula, que contou com a presença das atletas Telma Monteiro, Bárbara Timo e Rochele Nunes, o coordenador da secção de judo no Vitória FC, fez um balanço muito positivo a vários níveis, considerando que foi uma experiência única para os judocas sadinos. Quanto às palavras deixadas pelos convidados da aula aberta, considerou que as palavras que deixaram foram de “extrema simplicidade” para os mais novos e em simultâneo de uma “enorme riqueza”. Este evento vai decorrer ao longo do ano, de forma mensal, sempre com uma aula especial.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -