9 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Câmara de Setúbal aprova regulamento sobre gestão dos efluentes provenientes da indústria

Câmara de Setúbal aprova regulamento sobre gestão dos efluentes provenientes da indústria

Câmara de Setúbal aprova regulamento sobre gestão dos efluentes provenientes da indústria

O objectivo é assegurar que as descargas industriais não afectam negativamente o tratamento das águas residuais urbanas e a saúde

O projecto de Regulamento de Descarga de Águas Residuais Industriais no concelho de Setúbal foi aprovado, por unanimidade, pelas forças políticas eleitas na Câmara de Setúbal, CDU (que gere o município), PS e PSD, em reunião pública, a 9 de Novembro, e vai agora de ser submetido à apreciação dos deputados na Assembleia Municipal.

Trata-se de um regulamento que estabelece as condições de descarga, de drenagem das águas residuais industriais e de funcionamento deste sistema, com o qual “fica colmatada a inexistência de regulamentação específica para gestão dos efluentes industriais”, explica a autarquia em nota de Imprensa. Simultaneamente, este vem garantir que as águas residuais descarregadas no sistema em alta “cumprem os critérios de qualidade definidos”.

A gestão das redes de drenagem do concelho são da competência dos Serviços Municipalizados de Setúbal, o qual é responsável pelo controlo com “critérios de qualidade das águas residuais descarregadas pelos utilizadores nas redes de drenagem, assegurando a entrega dessas águas à entidade gestora em alta, a Simarsul”.

Explica ainda a autarquia, que o controlo da qualidade das águas residuais descarregadas na rede drenagem pelos utilizadores industriais “reveste-se de uma complexidade própria”, dada a “diversidade de questões associadas aos efluentes descarregados, nomeadamente caudais elevados, carga poluente e, entre outros, poluentes específicos”.

Com a entrada em vigor do Regulamento de Descarga de Águas Residuais Industriais, diz a autarquia que fica “assegurado” que estas descargas “não afectam negativamente o tratamento das águas residuais urbanas, a qualidade dos efluentes, a ecologia dos meios receptores, o destino final das lamas produzidas, as condições de exploração e saúde do pessoal que opera o sistema”.

Esta regulamentação vem ainda “contribui para o desenvolvimento do município de acordo com as exigências de protecção ambiental e de qualidade de vida”. Além disso, “adequa as condições em que os utilizadores industriais podem ser autorizados a descarregar efluentes e fomenta a tradução prática dos princípios da conservação da água”.

O Projecto de Regulamento de Descarga de Águas Residuais Industriais esteve em consulta pública entre 3 de Julho e 14 de Agosto de 2023, tendo sido “recebidos contributos de várias pessoas e entidades, que foram analisados e ponderados, e que, na sua grande maioria, foram integrados na redacção final”, refere a autarquia.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -