9 Dezembro 2023, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalSiza Vieira apresenta no sábado homenagem a Vasco Gonçalves

Siza Vieira apresenta no sábado homenagem a Vasco Gonçalves

Presidente da ACR considerou que “o monumento já existe, porque do génio de Álvaro Siza já nasceu”

 

- PUB -

No momento em que se preparam as comemorações do aniversário dos 50 anos da Revolução dos Cravos o arquitecto Álvaro Siza Vieira tem o desejo de inaugurar, em Lisboa, um monumento de homenagem a Vasco Gonçalves.

O projecto artístico que foi apresentado na capital portuguesa, a 5 de Outubro, vai agora ter uma sessão dedicada a mostrar a ideia aos munícipes sadinos, marcada para sábado no Museu do Trabalho Michel Giacometti.

Assim, pelas 15h00, o Coronel Baptista Alves, presidente da Associação Conquistas da Revolução (ACR), junta-se ao actor e encenador Fernando Casaca para apresentar um curto filme que vai ilustrar a ideia do célebre arquitecto.

- PUB -

Durante a apresentação realizada no feriado de Outubro o presidente da ACR considerou que “o monumento já existe, porque do génio de Álvaro Siza já nasceu” acrescentando que este “já é património cultural e político de todos nós, gente de Abril”.

A escultura que vai nascer em mármore de Estremoz, pretende-se que seja inaugurada a 25 de Abril de 2024 na Alameda D. Afonso Henriques, em Lisboa, apesar de não existir ainda o aval da autarquia lisboeta.

Para esta edificação está já em curso uma angariação de fundos, que vai fazer face às despesas do projecto, e caso os valores doados sejam superiores aos encargos, os dinheiros vão reverter para a Voz do Operário.

- PUB -

Vasco Gonçalves foi militar da Revolução dos Cravos e político durante o período do Processo Revolucionário em Curso (PREC). Assumiu também o lugar de primeiro-ministro dos II, III, IV e V Governos Provisório, no período pós-revolução.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Campeões de dança Sérgio e Cátia trazem título mundial para o Seixal

A prova foi disputada na Bélgica e veio dar mais uma medalha ao já grande palmarés dos dois dançarinos e professores

Sem-abrigo hospitalizado após ser espancado por grupo

Vítima foi atacada durante a noite por várias pessoas, que destruíram a tenda onde dormia

PJ detém irmãos por matar indiano em tentativa de massacre nas Praias do Sado

Motivação do homicídio com origem numa alegada ofensa à mãe dos suspeitos
- PUB -