28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalPS volta à carga com descida do IMI e IRS e desafia...

PS volta à carga com descida do IMI e IRS e desafia PSD a aprovar proposta

Câmara vota esta quarta-feira a terceira tentativa socialista. PS pede “coerência” ao PSD

 

- PUB -

Os vereadores do PS eleitos na Câmara de Setúbal vão voltar a propor a redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), para 0,37%, e a participação variável no Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS)n para 3,7%. A proposta socialista vai a reunião de câmara já esta quarta-feira e, na véspera, os eleitos socialistas deram uma conferencia de imprensa para desafiar o PSD a votar favoravelmente.

A posição social-democrata é essencial para a aprovação da medida uma vez que, sozinho, o PS tem apenas quatro vereadores, contra cinco da CDU. Os dois vereadores do PSD são o “fiel da balança” nestes casos.

Esta será a terceira vez que os socialistas tentam fazer aprovar a redução de impostos, depois de as duas tentativas anteriores, em Julho de 2022 e em Maio deste ano, terem sido reprovadas pelos votos da maioria CDU com a abstenção do PSD.

- PUB -

O sentido de voto do PSD desta vez ainda não é conhecido, mas tudo indica que não será a favor uma vez que a concelhia laranja emitiu um comunicado, esta terça-feira, a defender que a redução de impostos tem de ser debatida em assembleia municipal (veja texto ao lado).

Na conferencia de imprensa, o líder do PS Setúbal e vereador, pediu “coerência” ao PSD.

“Este PSD que vai exigir do Governo uma redução de impostos tem, na próxima reunião de câmara, uma oportunidade de se afirmar naquilo que vem exigindo a nível nacional acompanhando esta proposta do PS”, disse Fernando José.

- PUB -

“A aprovação destas propostas dependerá por isso, do posicionamento do PSD: colocando-se ao lado dos setubalenses e azeitonenses e votando favoravelmente, em coerência com a redução de impostos de que faz bandeira nacional, ou mantendo-se ao lado da CDU e impedindo a aprovação de uma redução fiscal justa, necessária e urgente”, atira o PS.

O vereador socialista lembrou a actuação dos social-democratas quando, inicialmente, se posicionaram ao lado do PS, e mais tarde, “deram a mão” à CDU.

“O PSD que andou de recuo em recuo até dar a mão novamente ao PCP. Numa primeira fase, anunciou a redução de impostos como bandeira da sua campanha, chegou a acompanhar o PS nessa proposta de redução de impostos, mas depois, na segunda etapa desse caminho de redução acabou por recuar, dando a mão ao PCP”

Os socialistas dizem que a apresentação da proposta para a redução dos dois impostos, na reunião municipal desta quarta-feira, “visa contribuir para o alívio da carga fiscal municipal sobre os cidadãos e promover um maior dinamismo da economia local, definindo assim uma política fiscal municipal que apoie as famílias e as empresas setubalenses”.

PS queixa-se de inacção de comissão da assembleia municipal

Joel Marques, vereador socialista, recordou a votação de 12 de Maio deste ano em que ficou decidido que a Comissão de Economia, Administração e Finanças da Assembleia Municipal iria avaliar a alteração dos valores das duas taxas.

Mais de quatro meses depois, o autarca refere que “até ao momento não se conhece que alguma acção tenha sido levada a cabo por esta comissão – presidida pela CDU – não se conhece nenhuma acção, não se conhece nenhuma discussão, não se conhece nenhuma intervenção no sentido de dar cumprimento a esta recomendação e de proceder, junto da câmara municipal, a esta avaliação”.

O ataque ao executivo comunista não fica por aqui. “A nossa posição é clara, a posição da CDU é também clara e de recusa, que tem sido sempre de maximização de receita”.

Ainda nesta matéria Paulo Lopes, líder da bancada socialista na assembleia municipal, referiu que a decisão foi depois apresentada como uma “opção política porque havia muitos investimentos a decorrer na cidade, promessas cheias que deram em zero”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -