8 Maio 2024, Quarta-feira

CDU presta contas à população com gestão pública da água no topo das “conquistas”

CDU presta contas à população com gestão pública da água no topo das “conquistas”

CDU presta contas à população com gestão pública da água no topo das “conquistas”

Presidente da Câmara elencou alguns projectos concretizados no último ano e meio, nomeadamente nas áreas da habitação, educação e saúde

 

A CDU, que nas últimas eleições conquistou todos os órgãos autárquicos do concelho, esteve no Largo da Misericórdia para prestar contas à população do trabalho realizado no primeiro ano e meio de mandato, com o regresso da água à gestão municipal a estar no topo das “conquistas”.

“Um dos compromissos mais simbólicos e mais importantes dos que foram assumidos e que estão neste momento concretizados é a questão da água, que é uma conquista da gestão da CDU. Dissemos que o preço da água ia baixar e está provado que conseguimos”, disse o presidente da Câmara de Setúbal na passada quinta-feira.

Depois de explicar que um compromisso que a CDU – formada pelo Partido Comunista Português (PCP) e pelo Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) – tem “com as populações é prestar contas daquilo que faz”, André Martins referiu não caberem nas 16 páginas do documento distribuído pela população “tudo o que tem sido feito”.

Além disso, frisou igualmente que “há muita coisa” que não foi realizada. “Também é importante dizer-se isso, mas continuamos a trabalhar para conseguir fazer tudo aquilo que foi o nosso compromisso e se podermos ir mais além iremos”, garantiu.

Acompanhado dos presidentes da Assembleia Municipal e das juntas de freguesia do concelho, todos eleitos pela CDU, o edil deu ainda outros “exemplos que são significativos da política da CDU em Setúbal”.

No que diz respeito à habitação, relembrou que há “mais de três mil fogos dos bairros municipais para serem requalificados para dar dignidade a quem vive neste concelho”.

“São mais de 800 habitações novas que vão ser construídas pela Câmara Municipal a rendas acessíveis. É uma aposta muito forte da CDU e um compromisso que vamos continuar as obras. Os projectos estão a ser elaborados, as candidaturas estão a ser elaboradas e, portanto, todo este processo está em andamento”, acrescentou.

Em seguida, André Martins referiu que no início do mandato ficou decidido o reforço da “capacidade financeira das juntas de freguesia”. “Em 2021 tínhamos menos de quatro milhões de euros para a descentralização para as juntas de freguesia e no final de 2023 ultrapassará os dez milhões. Isto significa que as juntas de freguesia têm mais capacidade e melhores condições para resolverem mais rapidamente os problemas das populações”.

Ao nível da informação, o presidente do município garantiu que têm “investido bastante na comunicação às pessoas”. “Quando as pessoas estão bem informadas participam melhor na vida pública e para a CDU é fundamental que as pessoas participem”, disse.

Sobre a área da educação, sublinhou terem “orgulho no trabalho desenvolvido nas escolas” que são da responsabilidade da câmara. Contudo, existe “uma situação de grande preocupação porque há quatro escolas que estão em estado de degradação”.

“A preocupação é ainda maior pelo facto de ainda não sabermos como é que vamos intervir nessas escolas, naturalmente com financiamento que o Governo prometeu às autarquias quando assumissem esta responsabilidade para requalificar essas escolas”.

A saúde, “ou a falta dela”, foi também mencionada por André Martins, com o autarca a salientar tratar-se de “uma questão que tem sido uma luta permanente do executivo da CDU na câmara, na Assembleia Municipal e nas freguesias com o apoio das populações e dos profissionais da saúde”.

Como exemplos indicou o arranque das obras de ampliação do Hospital de São Bernardo, principal unidade de saúde do Centro Hospitalar de Setúbal, prometidas “há pelo menos cinco anos”, e o caso do Centro de Saúde de Azeitão.

“É uma responsabilidade do Governo que nós assumimos e, por isso, vamos pagar do orçamento municipal mais de um milhão de euros. Espero que até ao final do mês ainda seja inaugurada aquele centro de saúde”.

No entanto, explicou ter lançado um desafio ao ministro da Saúde, ao afirmar que a “Câmara Municipal assumia a responsabilidade da obra”, mas esperava que quando “a obra fosse inaugurada, tivesse lá os profissionais de saúde”. A concluir, assegurou que têm trabalhado “na qualificação do território, também para aqueles que querem investir” em Setúbal.

“Oportunamente divulgaremos aquilo que tem acontecido em termos de opções de investimento dos privados no território. Vamos ficar todos muito surpreendidos pela positiva”, sublinhou. No documento apresentado, é igualmente destacada a “entrada em funcionamento da Interface de Transportes de Setúbal, a qualificação do Parque Urbano da Várzea e a conclusão da revisão do Plano Director Municipal”.

Também presente esteve Armindo Miranda, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, que classificou o ‘presta contas’ como “um instrumento fantástico, de agitação, de formação e de esclarecimento”.

“Por vezes não somos felizes nos documentos que editamos, mas desta vez fomos felizes no documento que editamos. Os meus parabéns a todos, naturalmente à CDU, aos camaradas e amigos que estiveram na base deste grande instrumento de trabalho”, disse.

Partilhe esta notícia
- PUB -