28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalHospital de São Bernardo celebra 64 anos ao serviço da população

Hospital de São Bernardo celebra 64 anos ao serviço da população

Hastear da bandeira e homenagem aos colaboradores com mais de 25 anos de ‘casa’ entre as iniciativas do aniversário

 

- PUB -

O Hospital de São Bernardo comemorou ontem o seu 64.º aniversário. As cerimónias de celebração começaram com o hastear da bandeira, seguindo- -se uma missa na capela e uma homenagem aos colaboradores com mais de 25 anos de ‘casa’. A cidade de Setúbal é capital de distrito desde 1926, mas só teve o seu primeiro Hospital Regional vinte anos depois, ao ver atribuído este título ao então Hospital da Misericórdia, situado num anexo do Convento de Setúbal. Alguns anos depois, a partir do Hospital do Espírito Santo da Santa Casa da Misericórdia, nasceu o Hospital de São Bernardo, virado para o futuro e para a saúde dos utentes. Foi com o intuito de fazer face a dificuldades na resposta às populações que, em 1953, foi decidida a construção de um novo hospital em Setúbal, no antigo lugar da vinha, na parte leste da cidade. Foi no ano em que celebra o 64.º aniversário que se lançou a primeira pedra do novo edifício do Hospital de São Bernardo. Durante a sua visita à unidade hospitalar a 29 de Março, Manuel Pizarro garantiu que a obra vai demorar 20 meses a ser executada, reconhecendo que a construção do novo edifício, apesar de não resolver os problemas de fundo, vem melhorar as condições dos serviços prestados.

Origem da unidade de saúde remonta a 1953

Foi em 1953 que surgiu a notícia da criação do primeiro Hospital Regional do Continente, em Setúbal, tendo sido transferidas para o novo hospital os serviços existentes no Hospital do Espírito Santo. A Misericórdia ficou encarregada da sua gestão, competindo ao Estado a dotação de meios.

- PUB -

Este projecto, que arrancou no terreno em 1955, deveu-se a Antoine Velge, presidente da Sapec, uma vez que, para o arranque da construção, contribuiu com quatro mil contos, e em homenagem ao seu filho mais velho, Bernard, que em tempos se havia curado em Portugal, é designado de São Bernardo. Com honras de Estado, a sua inauguração ocorreu em 9 de Maio de 1959, quatro anos após o início da construção. Para estrear o novo hospital, vieram 18 médicos da Santa Casa da Misericórdia, e para a prestação de cuidados de enfermagem, pessoal auxiliar. Com cerca de 250 camas, dispunha de duas enfermarias para medicina, duas para cirurgia, uma para obstetrícia e uma para pediatria.

Apesar das várias obras realizadas ao longo dos anos, a primeira pedra de ampliação do hospital só foi lançada a 19 de Outubro de 1993, tendo a obra ficado concluída em 1997. Foi em 1998, ao comemorar o seu 39.º aniversário, que foi anunciada a remodelação do edifício do hospital. No ano seguinte, em 1999, foi o ano da inscrição das verbas necessárias à implementação de um serviço materno-infantil, da abertura de consultas externas no futuro serviço psiquiátricos agudos e da remodelação de todos os pisos do hospital velho. No âmbito do processo de empresarialização de alguns hospitais do Serviço Nacional de Saúde, o Hospital de São Bernardo foi transformado em Sociedade Anónima, a 11 de Dezembro de 2002, tendo o Centro Hospitalar de Setúbal sido criado em 31 de Dezembro de 2005, integrando, por fusão, o Hospital de São Bernardo e o Hospital Ortopédico Sant’Iago do Outão.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -