24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbal“O Porto de Setúbal está vivo e recomenda-se”

“O Porto de Setúbal está vivo e recomenda-se” [fotogaleria]

Porfírio Gomes, presidente da Comunidade Portuária de Setúbal, fechou sessão dedicada à “Inovação e Sustentabilidade”

 

- PUB -

“O Porto de Setúbal está vivo e recomenda-se”, palavras de Porfírio Gomes, presidente da Comunidade Portuária de Setúbal (CPS) na sessão de encerramento do segundo seminário Fórum “Investir, Inovar e Descarbonizar”.

A sessão, promovida pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), em conjunto com a Câmara Municipal de Setúbal e a CPS, foi ontem recebida pelo Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, no contexto das comemorações do centenário do Porto de Setúbal.

Carlos Correia, presidente do conselho de administração da APSS, esteve presente na sessão de abertura onde apresentou o tema central: “Inovação e Sustentabilidade”. Este foi o mote que desenvolveu cerca de seis horas de seminário que Porfírio Gomes considerou terem sido muito proveitosas para discussão do presente e futuro do Porto de Setúbal.

- PUB -

Carlos Correia recordou que o transporte marítimo simboliza 90% do transporte mundial, sendo caracterizado pelo mesmo como “um dos mais eficientes”, ainda que “seja responsável por 14% das emissões de CO2 na União Europeia e 2,9% a nível global”. “É incontornável e inevitável a evolução dos portos, para se tornarem mais tecnológicos e ambientalmente mais sustentáveis, de forma a serem competitivos e eficientes no contexto ibérico, europeu e mundial”, explicou.

Realçou também o investimento na sustentabilidade e descarbonização energéticos, que englobam um gasto de 2 milhões de euros em estudos ambientais.

O presidente elencou ainda várias metas a alcançar no futuro que vão ao encontro dos objectivos de desenvolvimento sustentável da agenda de 2030 da ONU. “Reduzir o consumo de energia e emissões em 40% até 2030, apostar na transição energética e naturalidade carbónica, promover a intermodalidade sustentável, aprofundar a ligação porto-cidade, proteger o ambiente e salvaguardar o capital natural dos serviços dos ecossistemas do Sado e das zonas adjacentes”.

- PUB -

Ao longo do dia discutiram-se os temas do “Ambiente e Desenvolvimento”, “Energias Renováveis e Economia Circular”, “Inovação e Tecnologia” e “Contributo do Porto de Setúbal na Agenda 2030 das Nações Unidas”.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -