28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalComunistas consideram inaceitável demissão da associação de estudantes

Comunistas consideram inaceitável demissão da associação de estudantes

“São inaceitáveis ingerências de direcções escolares em processos democráticos das associações de estudantes do ensino secundário”

 

- PUB -

A Comissão Concelhia de Setúbal do Partido Comunista Português (PCP) considera que as atitudes da directora e respectiva equipa da Escola Secun- dária Barbosa du Bocage na decisão de demitir a associação de estudantes são “inaceitáveis”.

As declarações foram feitas em comunicado enviado à redacção de O SETUBALENSE onde a secção sadina do partido refere que as declarações de Raquel Polainas, directora da escola, “demonstram bem as atitudes pidescas que têm sido sistémicas e sistemáticas em escolas do nosso país, numa clara afronta a princípios democráticos e constitucionais”.

A nota com o título “São inaceitáveis ingerências de direcções escolares em processos democráticos das associações de estudantes do ensino secundário”, invoca a luta dos estudantes na formação destas associações, e criticam o “poder” que as direcçõe das escolas querem ter sobre esses grupos.

- PUB -

Censuram ainda a implementação, em 2012, do Estatuto do Aluno e da Ética Escolar, que consideram que cada vez mais tem “permitido atitudes de “quero, posso e mando” por parte de vários directores de várias escolas”.

“O PCP relembra que as direcções escolares não têm poderes sobre as associações de estudantes já que estas são, tal como o nome indica, dos estudantes e não deste ou daquele director e, portanto, a demissão de órgãos ou os destinos da associação em geral, cabem somente aos estudantes, reu- nidos em RGA”, explica a nota.

Os comunistas dizem que o direito à associação foi conquistado com a Revolução de Abril de 1974 e que o mesmo “não pode ser posto em causa”. Além de referirem as dificul- dades enfrentadas pelos estudantes em constituir as ditas associações de estudantes, a nota surge em jeito de repúdio da situação e afirma mesmo que as “direcções escolares não devem ser agentes de impedimento da vontade democrática dos estudantes, antes devem fomentar, capacitar e dar condições à participação estudantil, quer seja através das suas estruturas associativas, seja de outras formas no envolvimento democrático”.

- PUB -

Reiteram que o associativismo, essencialmente o associativismo estudantil, é “das primeiras formas de contacto dos jovens com processos democráticos e de trabalho colectivo”, e falando também na sua importância.

“O PCP apela a todos os estudantes, que se unam em defesa dos seus direitos, e que lutem por uma escola pública, democrática e de qualidade”, concluem os comunistas.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -