19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalEspaço Monstro é inaugurado e já conta com programação cultural

Espaço Monstro é inaugurado e já conta com programação cultural

Equipa Monstro Colectivo traz ao Bairro da Bela Vista workshops, dança, teatro, cinema, fotografia e artes visuais

 

- PUB -

Foi inaugurado, durante a tarde deste sábado, no Bairro da Bela Vista, o Espaço Mostro – Centro de Artes Performativas, que traz, até ao mês de junho, um calendário com actividades artísticas e apresentações abertas à comunidade.

O Grupo Monstro Colectivo, companhia cultural criada em 2020 e fundada por Graça Ochoa, Sérgio Brás d’Almeida, Samir Noorali e Inês Oliveira, é o responsável por dar vida a este novo espaço com workshops, dança, teatro, cinema, fotografia e artes visuais.

Inês Oliveira, contou a O SETUBALENSE que a ideia do colectivo é de criar uma plataforma para diversos artistas, de todas as áreas, de modo a construir “uma rede” onde os agentes culturais podem “apoiar o trabalho” uns dos outros.

- PUB -

“Vir para este espaço na Bela Vista é uma oportunidade de termos um espaço de ensaio para as novas produções , mas também para ter a oportunidade de programar alguma formação na cidade”, vincou Inês Oliveira.

O vereador com o pelouro da Cultura, Pedro Pina, disse, durante o decorrer da cerimónia, que se sente “particularmente feliz” com a inauguração do espaço. “Quando a Câmara Municipal de Setúbal decidiu atribuir ao Monstro Colectivo este espaço fê-lo na convicção de que este está muito bem entregue, porque irá atribuir valor a este território”, sublinhou o vereador.

Já Nuno Costa, presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, destacou o papel “transformador” destas estruturas culturais com um enfâse na “disponibilidade e acesso” às populações da Bela Vista.

- PUB -

Dia 29 de Abril arranca o primeiro projecto deste espaço, com um teatro para crianças, de entrada livre. Em Maio vai ser apresentada, dia 13, o resultado da residência artística elaborada com 11 utentes da Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM).

No mês de Junho, irá ser promovida uma improvisação teatral nos dias 3 e 4, sendo que os dias 24 e 25 vão estar reservados a um workshop de pesquisa.

O Monstro Colectivo garantiu a O SETUBALENSE que “gostam imenso do espaço” e que planeiam produzir um circo aéreo, já que o tecto alto do espaço irá permitir treinos e toda a confecção artística.

A estrutura, requalificada pela autarquia, possuí uma sala de ensaios, casas de banho com acessibilidade e duas salas de convívio, onde podem ser guardados materiais ou serem feitas reuniões.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu
- PUB -