18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalMercado da Conceição inaugurado com "tradição aliada à inovação"

Mercado da Conceição inaugurado com “tradição aliada à inovação”

30 bancas estão em funcionamento nesta primeira fase, com uma vasta oferta de produtos locais

 

- PUB -

Um sunset, uma harmonização, um copo de vinho ou uma cerveja pela tarde, a degustar uma ostra ou um “produto regional de excelência”, onde se “inovou com a tradição”. É neste cenário que se apresenta o renovado Mercado da Conceição, em Setúbal, inaugurado hoje.

Este projecto foi desenvolvido ao longo de 3 anos e concretizado pela Associação Bairro Cool, em parceria com o Município de Setúbal. No local, estão patentes, numa primeira fase, cerca de 30 bancas, com vários produtores e comerciantes que oferecem um vasto leque de produtos, desde doçaria até às ostras, típicas de Setúbal.

Para além do espaço interior, convidativo e cheio de cor, sabores e odores, há um espaço ao ar-livre com várias mesas à disposição dos visitantes que venham provar as ofertas gastronómicas das food trucks.

- PUB -

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, não deixou de sublinhar que, antigamente, quando visitava este sítio, o sentimento era de tristeza. Hoje, “é um privilégio” estar ali presente, em “um velho bairro de Setúbal que ganha uma nova vida com este Mercado da Conceição”.

O projecto apresenta “novas valências”, mas que, para além de toda a reestruturação exterior, traz “novas ideias, novos protagonistas” a contar também “com aqueles que desde há muito fazem este mercado e o enriquecem com experiência e sabedoria” neste “pólo dinamizador”, remata o edil.

No caso de Vanessa Lima, presidente da Associação Bairro Cool, a idealização passou à acção, depois de uma visita que a deixou a projectar aquilo que hoje ali se vê. A O SETUBALENSE, disse que “o mercado tem toda a tradição e essência com 40 anos” e o objectivo foi manter essas raízes, ao passo que se juntou “inovação e frescura, ao desenvolvimento de sentidos”.

- PUB -

“É um desafio diário trabalhar com este projecto porque é um novo conceito e muito diferente, ao aliar a tradição com a novidade. Esperamos que o mercado fique completamente cheio e que seja um marco de visita da cidade de Setúbal”, frisa a presidente.

Pedro Pina, vereador da Câmara Municipal de Setúbal com pelouro da Cultura, não deixou de sublinhar “o orgulho do projecto que respeita a tradição no bairro histórico da Conceição e que traz um conjunto de sinergias que valorizam o próprio mercado”.

A iniciativa conjunta, diz o vereador, resultou numa “união frutuosa que certamente vai enriquecer a realidade do local, mas também a comunidade do bairro e da zona envolvente”, termina.

O novo conceito pretende desenvolver uma economia circular e eco-friendly, sempre com a aposta de produtos e produtores da região. Também várias acções, a nível cultural, vão desenvolver-se ao longo do ano, como é exemplo a “Black Friday”, onde, todas as sextas-feiras, das 17h às 22h30, duas cervejas Super Bock Stout saem pelo preço de uma.

Neste espaço pode ainda ser contemplada a pintura da artista setubalense Ângela Miranda Penedo, no mural “O Pomar”. O horário de funcionamento será de terça-feira a domingo, das 07h às 15h e das 17h às 22h30, com entrada gratuita.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -