26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalMercadona facturou 737 milhões de euros em Portugal e quer continuar a...

Mercadona facturou 737 milhões de euros em Portugal e quer continuar a investir

Empresa com lojas em Setúbal e Montijo quer manter aposta no país, prevendo um investimento de 280 milhões de euros para 2023

 

- PUB -

A Mercadona, empresa de supermercados que em Junho e Julho de 2022 se instalou com superfícies comerciais em Setúbal e Montijo, aumentou as suas vendas consolidadas em 11% em 2022. Cerca de 737 milhões de euros são relativos à facturação em Portugal, onde conta já com 39 lojas, sendo que prevê investir ao longo deste ano 280 milhões de euros.

Em comunicado, a empresa esclarece que ao longo do último ano, criou mais de mil postos de trabalho em Portugal, tendo melhorado tanto o salário base, assim como os complementos existentes de toda a equipa, o que resultou num aumento salarial em linha com o IPC (índice de preços no consumidor), de cada país, concretamente 9,6% em Portugal, tendo ainda aumentado o salário de entrada na empresa em 11%.

A empresa explica, em nota de Imprensa, que em 2022 trabalhou em conjunto com os fornecedores com os quais colabora, para se “adaptar ao complexo contexto derivado do aumento dos preços da energia e também das matérias-primas, com o consequente impacto no preço de custo dos produtos na origem”.

- PUB -

A cadeia de supermercados procurou minimizar o impacto da inflação nos preços de venda ao público, tendo implementado medidas para “reduzir custos e multiplicar a eficiência”, conseguindo dessa forma melhorar a produtividade em 7% face a 2021.

Contribuições fiscais atingiram números “históricos”

A nível de contribuições fiscais da Mercadona em Portugal e em Espanha, a empresa alcançou números “históricos”. Foram mais de dois milhões de euros, mais 12% do que no ano anterior. Em destaque está o valor do IVA, que cresceu para 418 milhões de euros, mais 26%, assim como o IRS dos colaboradores, correspondente a 443 milhões de euros, mais 12%.

- PUB -

A empresa de supermercados teve um lucro líquido situado nos 718 milhões de euros. Este valor corresponde a um aumento de 5%, cerca de metade do aumento registado pelas vendas (+11%).

Tendo como objectivo avançar de “forma sustentada na consolidação de um modelo de empresa mais digital, produtivo e sustentável”, a Mercadona informa que realizou um novo “esforço de investimento” durante este ano de 923 milhões de euros, sendo que 140 milhões se destinaram a Portugal.

Quanto ao futuro a curto prazo, a Mercadona esclarece que prevê investir 1.100 milhões em 2023, procurando continuar a “impulsionar o seu plano estratégico de transformação”, sendo que, desse total, 280 milhões se destinam a Portugal.

Empresa duplica investimento em 2023

Em 2022 a Mercadona abriu mais dez lojas em Portugal, alcançando as 39 no país. Com esta acção, a cadeia de supermercados atingiu um volume de vendas de 737 milhões de euros e contribuiu com 93 milhões de euros em impostos através da empresa Irmãdona Supermercados.

Desta forma, a empresa explica, em nota de Imprensa, que prevê investir ao longo deste ano 280 milhões de euros, que se destinam à “abertura de novas lojas e à construção do futuro Bloco Logístico de Almeirim”.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -