26 Março 2023, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalSeniores da residência Porto Salus recordam condições de trabalho femininas

Seniores da residência Porto Salus recordam condições de trabalho femininas

Quatro moradoras da residência Porto Salus recordaram tempos antigos e relembraram como era a vida laboral e os seus direitos

 

- PUB -

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, as seniores a viver na residência Porto Salus, em Azeitão, falaram sobre “a vida activa de outros tempos e recordam as experiências e ambições profissionais, as condições e oportunidades na época e o mercado de trabalho no feminino”. Em nota de imprensa do espaço do grupo ORPEA, chegam os testemunhos de quatro moradoras.

Adelaide Silva conta que foi técnica de informação aeronáutica, que as condições de trabalho eram muito agradáveis, e que tinha até “prémios de viajem com todas as despesas pagas”. Diz ainda que, à época, as mulheres chegavam facilmente a cargos de chefia, e a ideia era que “um país só é capaz de se desenvolver se houver igualdade e justiça social”.

Helena Tavares foi proprietária de uma loja de confecção de roupa de bebés. Relembra as condições que considera “excelentes” a nível do bem-estar e saúde do trabalhador. Ao dia de hoje, defende que “a sociedade tem de garantir que todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades no mercado de trabalho”.

- PUB -

Já Lucília Lourenço foi professora e formadora de outros professores. Reaviva que era chefiada por uma mulher, apesar de admitir que esses cargos eram na maior parte das vezes assumidos por homens.

Lídia Maurício trabalhou como enfermeira, profissão onde a maior parte dos trabalhadores eram mulheres. Considera que “as melhores condições de trabalho é onde impera o respeito pelos empregados, a segurança e a saúde do trabalhador”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Casal vivia com três crianças em casa com condições miseráveis no Bairro da Conceição

Menores foram retirados pela PSP e pelo INEM. Casa, sem higiene, não tinha porta nem janelas

Antiga Universidade Moderna simplesmente desapareceu

Edifício foi totalmente demolido, sendo iniciadas as escavações para dar lugar a 77 apartamentos divididos em cinco pisos

Carro abalroa moto da PSP e deixa polícia de Setúbal em estado grave

Agente de 39 anos foi transferido para o Hospital Garcia de Orta com prognóstico reservado
- PUB -