26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalSeniores da residência Porto Salus recordam condições de trabalho femininas

Seniores da residência Porto Salus recordam condições de trabalho femininas

Quatro moradoras da residência Porto Salus recordaram tempos antigos e relembraram como era a vida laboral e os seus direitos

 

- PUB -

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, as seniores a viver na residência Porto Salus, em Azeitão, falaram sobre “a vida activa de outros tempos e recordam as experiências e ambições profissionais, as condições e oportunidades na época e o mercado de trabalho no feminino”. Em nota de imprensa do espaço do grupo ORPEA, chegam os testemunhos de quatro moradoras.

Adelaide Silva conta que foi técnica de informação aeronáutica, que as condições de trabalho eram muito agradáveis, e que tinha até “prémios de viajem com todas as despesas pagas”. Diz ainda que, à época, as mulheres chegavam facilmente a cargos de chefia, e a ideia era que “um país só é capaz de se desenvolver se houver igualdade e justiça social”.

Helena Tavares foi proprietária de uma loja de confecção de roupa de bebés. Relembra as condições que considera “excelentes” a nível do bem-estar e saúde do trabalhador. Ao dia de hoje, defende que “a sociedade tem de garantir que todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades no mercado de trabalho”.

- PUB -

Já Lucília Lourenço foi professora e formadora de outros professores. Reaviva que era chefiada por uma mulher, apesar de admitir que esses cargos eram na maior parte das vezes assumidos por homens.

Lídia Maurício trabalhou como enfermeira, profissão onde a maior parte dos trabalhadores eram mulheres. Considera que “as melhores condições de trabalho é onde impera o respeito pelos empregados, a segurança e a saúde do trabalhador”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -