25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalDeputados do PS visitaram instalações do IEFP de Setúbal

Deputados do PS visitaram instalações do IEFP de Setúbal

A cumprir os “Roteiros de Proximidade”, os parlamentares socialistas procuraram saber a situação de desemprego no distrito

 

- PUB -

Os deputados socialistas, eleitos pelo círculo eleitoral de Setúbal, visitaram na passada segunda-feira o Centro de Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Setúbal. Os parlamentares Eurídice Pereira, André Pinotes Batista, Fernando José e Gil Costa, foram recebidos pelo director do IEFP, José Luiz, e pela directora-Adjunta, Luísa Caravela de Oliveira.

Os responsáveis pelo IEFP de Setúbal, refere o partido em comunicado, “destacaram a estreita ligação do IEFP ao mercado trabalho, as parcerias com o tecido empresarial do Distrito de Setúbal e a relação dos cidadãos que interagem com esta organização”.

Durante a visita, que se realizou no âmbito dos “Roteiros de Proximidade”, Eurídice Pereira procurou saber sobre a integração no mercado de trabalho dos munícipes do distrito, questionando também sobre os apoios sociais – nomeadamente o subsídio de emprego – e se existia algum constrangimento nesta matéria, assunto que dizem ouvir-se “muitas vezes por parte dos partidos de direita”.

- PUB -

A nota refere também que, Portugal “dispõe, atualmente, da menor taxa de desemprego dos últimos 20 anos”, apesar de “os fenómenos de exclusão laboral se agravaram, ligeiramente, com a pandemia, nomeadamente por razões ligadas à saúde mental”. Neste sentido, o deputado Fernando José, coordenador do Grupo de Trabalho para a Agenda do Trabalho Digno, “procurou obter informações sobre o número de pessoas que se encontram em situação de desemprego prolongado”.

José Luiz e Luísa Caravela de Oliveira destacaram a estreita ligação com o Instituto Politécnico de Setúbal, que consideram ter um papel importante nas formações orientadas pelo IEFP.

O Centro de Formação Profissional de Setúbal recebe, anualmente, com cerca de 300 formadores e 9000 formandos. Com uma oferta formativa variada, nas áreas da aeronáutica, logística, refrigeração, electricidade, comando numérico, soldadura, contabilidade, gestão, fotografia, cozinha, pastelaria e construção Civil, o IEFP tem um papel importante na formação de pessoas em situação de desemprego.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -