28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalIniciativa Liberal quer sede do Alto Comissariado para as Migrações em Setúbal

Iniciativa Liberal quer sede do Alto Comissariado para as Migrações em Setúbal

Grupo parlamentar propõe a transferência para fora de Lisboa de onze sedes de diferentes organismos públicos

 

- PUB -

A Iniciativa Liberal propõe a transferência da sede do Alto Comissariado para as Migrações para Setúbal. Além da cidade sadina, o partido recomenda a alteração para fora de Lisboa de outras dez sedes de diferentes organismos públicos, sustentando que o Estado tem de dar o exemplo e criar novas oportunidades de carreira em vários pontos do país.

Em declarações à agência Lusa, o deputado Carlos Guimarães Pinto disse que esta é apenas uma “primeira ronda” e “virão mais”.

O ex-líder dos liberais considerou que “o Estado central tem um peso na economia relevante e esse peso é determinado por onde se situam os organismos, ou seja, onde o Estado central decide colocar esses organismos, [eles] trazem consigo alguma actividade económica”.

- PUB -

“É o próprio Estado em muitas circunstâncias a pedir às empresas que se deslocalizem para o interior e outras zonas do país. Mas que autoridade é que o Estado tem para exigir isso dessas empresas quando é o próprio Estado central a concentrar todos os seus organismos num espaço geográfico tão curto? É isso que nós queremos alterar”, questionou.

O antigo presidente da IL explicou que estas iniciativas visam tirar “pressão” de Lisboa e “trazer mais oportunidades para zonas fora da capital, permitir que mais pessoas possam ter perspectivas de carreira nessas zonas” e que “sintam que têm ali mais oportunidades de emprego”.

“E ao mesmo tempo, em muitos casos, estamos a falar de aproximar estes organismos dos sectores que tutelam. Fará assim tanto sentido ter o Instituto do Vinho e da Vinha ali perto do Marquês de Pombal? Acho que não tem ali grandes videiras naquela zona, acho que não é uma casta muito famosa a do Marquês de Pombal”, ironizou.

- PUB -

Outra das sugestões do grupo parlamentar liberal é passar a sede do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas para Leiria, possivelmente Pedrógão Grande, disse.

Questionado sobre se espera que a maioria parlamentar do PS aprove algumas destas propostas, o deputado liberal respondeu: “queremos acreditar que sim”.

“O próprio primeiro-ministro há uns tempos estava muito motivado em mudar o Infarmed para o Porto (…) depois não cumpriu essa promessa. Mas nós desta vez vamos trazer um leque maior de possibilidades. Talvez neste leque alargado haja alguns que o PS aceite, porque eu acredito que esta luta contra o centralismo, pela deslocalização, pela criação de oportunidades um pouco por todo o país não é uma luta só de um partido, deveria ser uma luta de vários partidos”, sustentou.

Já sobre se estes projectos visam cumprir um dos objectivos da nova liderança da IL – captar eleitorado fora de Lisboa e Porto – Guimarães Pinto respondeu que a descentralização foi sempre uma bandeira do partido.

Entre os projectos apresentados, a IL propõe mudar a sede do Instituto da Vinha e do Vinho para Vila Real; a sede da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) para Viseu; a Direcção-Geral das Actividades Económicas e a sede da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões para Castelo Branco; ou a sede do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para Aveiro.

A IL avança ainda com a transferência da Direcção-Geral da Segurança Social para o distrito de Braga ou ainda a sede do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana para Portimão, entre outros.

 

Com LUSA

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -