25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalDiocese de Setúbal espera 90 mil peregrinos durante a Jornada Mundial da...

Diocese de Setúbal espera 90 mil peregrinos durante a Jornada Mundial da Juventude

Paróquias vão receber jovens nacionais e estrangeiros durante o acontecimento religioso que vai contar com a presença do Papa

 

- PUB -

As paróquias da Diocese de Setúbal estão a preparar o acolhimento de perto de 90 mil peregrinos nacionais e estrangeiros durante a Jornada Mundial da Juventude. Naquele que será “o maior encontro de jovens do mundo, promovido pela Igreja Católica” entre 1 e 6 de Agosto, vão ainda participar “centenas de jovens residentes” na Diocese sadina.

“Estima-se que [o evento] trará a Portugal mais de um milhão de jovens de mais de 150 países. O acolhimento dos peregrinos acontecerá nas Dioceses de Setúbal – [que] neste momento estima acolher cerca de 90 mil peregrinos –, Lisboa e Santarém”, explica o Comité Organizador Diocesano de Setúbal em nota de Imprensa.

Isto tendo em conta que “Portugal vai receber em Lisboa a Jornada Mundial da Juventude, acontecimento religioso e cultural que contará com a presença do Papa Francisco” e que vai reunir “centenas de milhares de jovens durante cerca de uma semana”.

- PUB -

Durante o evento, que tem como tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente”, as paróquias da área geográfica da Península de Setúbal “preparam-se para levar os jovens a participar e para acolher os muitos peregrinos estrangeiros que estarão na Diocese”.

Em simultâneo vai estar a decorrer o Festival da Juventude, que consiste num “conjunto de eventos culturais, religiosos e desportivos protagonizados pelos peregrinos”. Nesta iniciativa vão estar a acontecer acções “nas áreas da música, cinema, exposições, teatro, dança, conferências, assim como eventos religiosos, como orações, testemunhos e encontros conduzidos por movimentos, associações e congregações”.

A Jornada Mundial da Juventude “destina-se a peregrinos de todo o mundo com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos, sendo permitido que peregrinos de outras idades se inscrevam”. De acordo com o Comité Organizador Diocesano de Setúbal, apesar de ser “um evento de matriz católica, é aberto a todos os que desejam participar”.

- PUB -

Os interessados devem então inscrever-se “directamente na página oficial” do encontro, sendo que, com “a entrada nos eventos [a ser] livre e gratuita”, estão disponíveis “pacotes de inscrições de acordo com as necessidades dos peregrinos”.

“Para o acolhimento dos peregrinos, as paróquias necessitam de muitos voluntários. Para que a Jornada Mundial da Juventude aconteça estima-se que sejam necessários cerca de vinte mil voluntários”, revela a mesma nota.

Neste caso, a inscrição deve ser “feita com cada Comité Organizador Paroquial”. Além disso, existe também a hipótese de os peregrinos ficarem com uma família de acolhimento, ao invés de serem “alojados em espaços como escolas e ginásios”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros
- PUB -