29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalArtistas plásticos desafiados pela Junta de Azeitão a apresentarem projecto dedicado ao...

Artistas plásticos desafiados pela Junta de Azeitão a apresentarem projecto dedicado ao 25 de Abril

Projecto vencedor vai receber vinte mil euros, valor “que inclui a conceptualização, execução e implementação da obra no local”

 

- PUB -

A Junta de Freguesia de Azeitão desafiou os artistas plásticos, a nível nacional, a apresentarem projectos para a criação de uma obra de arte pública, com vista a comemorar os 50 anos do 25 de Abril.

Em comunicado, a autarquia explica que o projecto vencedor vai receber vinte mil euros, valor “que inclui a conceptualização, execução e implementação da obra no local”, assim como “será atribuída uma comparticipação para apoio à realização da maqueta no valor de 500 euros a todas as obras aceites para exposição, à excepção da vencedora”.

A obra escolhida, que vai “ficar em destaque num dos locais mais emblemáticos de Azeitão”, será uma peça escultórica que evoca “a memória da Revolução do 25 de Abril, conhecida como Revolução dos Cravos, Revolução de Abril ou Dia da Liberdade”.

- PUB -

Os artistas tiveram até ao dia 31 de Janeiro para se inscreverem, sendo que as ideias apresentadas estiveram a ser avaliadas até à passada sexta-feira. No âmbito do concurso, apenas dez projectos foram escolhidos por um júri para a fase seguinte e para a exposição a ser inaugurada a 13 de Março na Biblioteca de Azeitão.

Será também na abertura da exposição “Dia da Liberdade” – Concurso de arte Pública Azeitão 2022-2024, patente até ao dia 1 de Junho, que será anunciado o vencedor do concurso.

Antes, têm de ser realizadas as maquetes, que podem ser entregues até ao dia 14 de Abril, sendo que a obra vencedora, a ser instalada frente ao espaço onde mensalmente é realizado o mercado de Azeitão (conhecido como Azeitão Parque Bacalhôa II), vai ser inaugurada nas comemorações de 25 de Abril de 2024.

- PUB -

O concurso, promovido pela Junta de freguesia de Azeitão, desafiou os artistas plásticos nacionais a apresentarem projectos “necessariamente de carácter simbólico”, que evocassem “este acontecimento histórico”, mas que também contextualizassem “o presente” e que enviassem “um olhar para o futuro, numa perspectiva solidária, inclusiva e integradora da sociedade actual”.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -