20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalPortos de Setúbal e Sesimbra investem meio milhão na iluminação pública

Portos de Setúbal e Sesimbra investem meio milhão na iluminação pública

Administração portuária substituiu perto de 800 projectores e luminárias para tecnologia led

 

- PUB -

A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) investiu cerca de 550 mil euros na iluminação pública, em intervenção que consistiu na “substituição de perto de 800 projectores e luminárias para tecnologia led”.

A acção, com vista à modernização da iluminação pública, “permitirá uma redução anual de cerca de 40% do consumo de electricidade”, sublinha a administração portuária em nota de Imprensa. Além disso, “foram ainda instalados onze postos de carregamento de viaturas eléctricas para responder à aposta na mobilidade eléctrica da empresa”.

Para breve está prevista a inauguração de “um posto de carregamento público rápido no Porto de Sesimbra, a cargo da empresa EVpower”. Ainda este ano, a APSS tenciona “dotar todos os seus 13 edifícios com iluminação de tecnologia led e aumentar a produção de energia fotovoltaica para autoconsumo”. Para 2023 estabeleceu igualmente como meta “expandir todo o seu parque automóvel de viaturas eléctricas”.

- PUB -

“Todos estes investimentos estão em conformidade com o Projecto ECO-AP (melhoria da eficiência energética na administração pública) e em linha com os compromissos dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU”.

Estes objectivos passam por “reduzir o consumo de energia e emissões em 40% até 2030, apostar na transição energética e neutralidade carbónica, promover a intermodalidade sustentável, aprofundar a ligação cidade-porto, proteger o ambiente e salvaguardar o capital natural e os serviços dos ecossistemas do Estuário do Sado e zonas adjacentes, que incluem a qualidade do ar, da água e do ruído”.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -