19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCâmara de Setúbal já consignou construção do anel de rega do...

Câmara de Setúbal já consignou construção do anel de rega do Parque Urbano da Várzea

Obra entregue à empresa Plandese tem prazo de execução previsto de 120 dias e ronda os 600 mil euros

- PUB -

A construção do anel de rega do Parque Urbano da Várzea, em Setúbal, vai começar em breve, avança a Câmara Municipal de Setúbal, que acabou de consignar a empreitada. Trata-se de uma rede de abastecimento primário, com prazo de execução previsto de 120 dias, com um custo de obra na ordem dos 600 mil euros, que foi adjudicada à empresa Plandese.

Definida pela gestão municipal como uma “prioridade” para a requalificação do Parque Urbano da Várzea, esta intervenção foi desenhada para “implementar um sistema de valorização eco-hidrológica do espaço envolvente da Ribeira do Livramento, que inclui a concepção da rede de rega dos espaços verdes arbustivos e arbóreos”.

Explica a autarquia que esta obra, “financiada no âmbito dos fundos comunitários de apoio à transição climática através do programa COMPETE 2020”, vai “assegurar a gestão do ciclo hidrológico e, em simultâneo, valorizar a sua riqueza e biodiversidade, com a adopção de soluções de engenharia natural”.

- PUB -

O investimento calculado, em concreto, é de 563 mil, 336 euros e 73 cêntimos, aos quais acresce o IVA. Quando concluída a obra, o Parque Urbano da Várzea ficará dotado com “um sistema de rega fixo enterrado, alimentado a partir de dois furos e pressurizado através de um grupo hidropressor”, indica a autarquia.

Outra especificação, é que o sistema vai funcionar com “comando automático”, o qual possibilita “uma rega sustentável e económica, sendo a automatização “dotada de uma estação meteorológica, para uma utilização racional da água”.

Para assegurar a rega da vegetação em caso de avaria da rega mecânica, a rede vai ter tomadas de água para abastecimento alternativo. No caso dos relvados e nas grelhas de enrelvamento, a rega é feita por aspersão, tendo como emissores bicos rotores e aspersores de turbina escamoteáveis, com impacte mínimo na estética do espaço. As áreas de arbustos e as árvores em caldeira são regados pelo método gota a gota superficial.

- PUB -

Vão ainda ser implementadas infra-estruturas para a alimentação dos equipamentos e iluminação pública.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -