26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalParalisação encerrou ontem várias escolas no concelho

Paralisação encerrou ontem várias escolas no concelho

Lima de Freitas e Sebastião da Gama foram os agrupamentos mais afectados

 

- PUB -

A greve da comunidade educativa no concelho de Setúbal continua bastante activa, acompanhando aquilo que tem acontecido desde o início da semana, com grande parte das escolas a manter as portas fechadas no dia de ontem. Ao que O SETUBALENSE apurou, foram 18 os estabelecimentos de ensino que encerraram, com os agrupamentos de escolas Lima de Freitas e Sebastião da Gama a serem os mais afectados, tendo todas as suas escolas encerradas. De acordo com o que foi possível confirmar, apenas dez escolas, num total de 42, estiveram abertas durante todo o dia, sem qualquer tipo de perturbações.

No Agrupamento de Escolas Lima Freitas não foi dada nenhuma aula, com os alunos a continuarem de ‘férias’. Outro estabelecimento de ensino onde nenhuma das escolas funcionou foi no Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama, com a direcção do estabelecimento a garantir a O SETUBALENSE que a “greve é à hora e é imprevisível”. “As pessoas é que tomam as suas decisões diariamente, nunca sabemos como vai ser o dia seguinte, só sabemos na manhã do próprio dia”.

O único agrupamento sem qualquer tipo de perturbações foi o de Azeitão, sendo que todas as escolas estiveram em funcionamento durante todo o dia, sem existirem reuniões que causassem a ausência dos docentes, permitindo que os alunos voltassem à sua rotina escolar. No Agrupamento de Escolas Luísa Todi, composto por oito escolas, cinco estiveram encerradas, inclusive o refeitório, impedindo que os alunos dependentes das refeições escolares tivessem acesso às mesmas.

- PUB -

Contactada por O SETUBALENSE, a direcção informou que o dia de hoje é uma incógnita. “O dia de amanhã [hoje] não se sabe, podem estar umas escolas abertas e fecharem outras, não fazemos ideia como vai ser”.

Já no Agrupamento de Escolas Ordem de Sant’Iago, todas as escolas do primeiro ciclo estiveram encerradas durante o período da manhã, devido à realização de reuniões sindicais, regressando ao normal funcionamento no período da tarde. No mesmo agrupamento, a Escola Básica da Bela Vista não abriu durante todo o dia devido à greve. Na Escola Básica n. º 5 do Peixe Frito estiveram cinco docentes em greve, causando “graves perturbações” no funcionamento da mesma, de acordo com a direcção do estabelecimento escolar.

Quanto às escolas não-agrupadas, tanto a Escola Secundária D. João II como a Escola Secundária du Bocage estiveram encerradas. Estes protestos têm vindo a acontecer desde o final do passado ano.

- PUB -

Esta situação tem sido o ‘normal’ na realidade educativa, não só no Distrito de Setúbal, mas também em todo o país. O cenário deverá manter-se igual nos próximos dias, enquanto os sindicatos discutem com o Ministério da Educação as condições da colocação e contratação destes profissionais de ensino.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -