26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalExposição sobre sustentabilidade promove projectos de artistas de seis territórios

Exposição sobre sustentabilidade promove projectos de artistas de seis territórios

Mostra está disponível para visita até dia 29 de Janeiro, na Casa da Cultura

 

- PUB -

A exposição “Sustentar”, que promove projectos de artistas de seis territórios na área da sustentabilidade, já foi inaugurada na Casa da Cultura onde estará disponível para visita até ao dia 29 deste mês.

De acordo com nota de imprensa enviada pela Câmara Municipal, com o objectivo de dar resposta aos desafios ecológicos e sociais, os trabalhos expostos resultam do “olhar de seis artistas sobre diversas iniciativas que estão a ser desenvolvidas em Portugal como alternativas sustentáveis à interacção humana com o planeta”.

“Hoje, translúcido”, da autoria de Margarida Reis Pereira, é um dos projectos que integra a exposição. Realizado com base no diálogo com as comunidades dos bairros do Grito do Povo e dos Pescadores, a iniciativa utiliza um “conjunto de estratégias visuais para representar as memórias e identidade das comunidades”.

- PUB -

A autora de “De vagar o mar”, Maria Oliveira, criou uma “passagem metafórica” para o mundo antigo e pré-humano nas salinas da Figueira da Foz, reconhecendo assim o “potencial natural e cultural” deste território.

“O leito do rio”, um filme realizado por Sam Mountford no Parque de Noudar, em Barrancos, foca-se nas dimensões culturais, sociais e ecológicas dos montados ibéricos e na resiliência deste território, com o objectivo de “mitigar as consequências das alterações climáticas”.

Já a série “Geoparque”, da autoria de Nuno Barroso, aborda os paradig- mas do território do Geoparque Algarvensis, situado em Loulé, através da exploração de diversas realidades da agricultura, energia e actividade turística.

- PUB -

De acordo com os organizadores do evento, a acção é uma plataforma colaborativa da Ci.CLO que pretende promover o “desenvolvimento de projectos fotográficos e videográficos para contribuir com perspectivas artísticas sobre iniciativas experimentais na área da sustentabilidade”.

Com a coordenação-geral de Virgílio Ferreira, que partilha a curadoria com Krzysztof Candrowicz e Pablo Berástegui, a exposição é organizada e produzida pela associação Ci.CLO Art, em parceria com várias entidades, entre as quais a autarquia de Setúbal, e o apoio financeiro da Direcção-Geral das Artes.

Os projectos de “Sustentar” tiveram ainda o apoio do POCITYF, do Núcleo Museológico do Sal, da Câmara Municipal de Évora, do Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira, da Câmara Municipal de Loulé e da Câmara Municipal de Mértola.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -