25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalExposição-oficina promove desenhos e pinturas produzidos pelas crianças do concelho

Exposição-oficina promove desenhos e pinturas produzidos pelas crianças do concelho

“Histórias escritas e desenhadas para um fim do mundo” é o mote da iniciativa que decorre na Casa da Avenida até ao próximo dia 24

 

- PUB -

A exposição-oficina “Natal em Papel” reúne trabalhos produzidos pelos alunos do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, numa compilação de desenhos e pinturas que vão estar expostos na Casa da Avenida até à véspera de Natal.

Com o mote “Histórias escritas e desenhadas para um fim do mundo”, a mostra está dividida em dois pisos e conta com colagens, postais, serigrafias, risografias e impressões produzidas pela artista Graça Pinto Basto e ao lado da escrita de Maria João Frade.

A acompanhar, a exposição acolhe também trabalhos desenvolvidos em sala de aula pelos alunos do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, constituído pelas escolas Básica e Secundária Lima de Freitas, Básica do Viso e pela Básica nº 9 do Casal das Figueiras.

- PUB -

A iniciativa, que tem como premissas “O que é o fim do mundo?” e “O que vês e sentes no caminho percorrido entre escola-casa”, realiza-se com o apoio do Plano Nacional de Artes e com o propósito de “convocar os estudantes para uma reflexão sobre temáticas diversas como a vida, os medos, as memórias e os caminhos”.

De acordo com Maria João Frade, este é “um processo criativo e sensorial, feito a partir de perguntas”

“No que diz respeito aos caminhos, por exemplo, pedimos aos estudantes para desenharem o que ouvem, cheiram ou vêem no caminho de casa para a escola”, explica, acrescentando ainda que “houve jovens e crianças a desenhar pedras, vizinhas, barcos no Rio Sado e a Serra da Arrábida”.

- PUB -

A exposição, complementada com uma oficina que convida a pôr pincéis e lápis ao serviço da imaginação de cada um e a criar peças originais, pode ser visitada de quarta-feira a domingo, das 11h00 às 18h00

O “Natal em Papel” é uma iniciativa que se realiza na Casa da Avenida desde 2011 e que tem incluído diversas temáticas.

Este ano, segundo Maria João Frade, “a ideia inicial foi dar destaque ao papel, suporte de eleição, em vários formatos, textura e variedade e fazer do espaço da Casa da Avenida um lugar para ver, ler, descobrir, experimentar, conviver, celebrar a vida e a infância”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -