18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalAssociação Novas Ideias ganha prémio regional de voluntariado jovem

Associação Novas Ideias ganha prémio regional de voluntariado jovem

Foram entregues mil euros à iniciativa que pretende criar um jardim sustentável no bairro 2 de Abril

 

- PUB -

O projecto social e ambiental “As Traseiras”, dinamizado pela Associação Cultural Novas Ideias, recebeu o prémio regional de “Boas práticas do Voluntariado Jovem”, no valor de mil euros. A iniciativa pretende criar um jardim sustentável no bairro 2 de Abril, na freguesia de São Sebastião.

O projecto, dinamizado por jovens voluntários do concelho de Setúbal, que pretende recuperar o espaço verde situado nas traseiras do Centro Sociocultural Elmano Sadino, tornou-se o escolhido entre treze candidaturas regionais.

Em comunicado enviado pela Câmara Municipal explica-se que o objectivo passa por “criar um espaço verde sustentável, onde se inclua uma horta comunitária, que seja um local de convívio intergeracional e de educação ambiental”.

- PUB -

“O prémio, atribuído pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, reconhece a organização e promoção de actividades de voluntariado ao abrigo dos programas “Agora Nós” e “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” como práticas com impacto junto da comunidade e determinantes para a aquisição de competências pessoais e sociais e de hábitos de participação cívica pelos jovens voluntários”, pode ler-se em nota de imprensa.

De acordo com a Associação Cultural de Novas Ideias, “as acções de sensibilização da comunidade para as temáticas da sustentabilidade e alterações climáticas, bem como a promoção de boas práticas para a recuperação e manutenção do jardim” são algumas das iniciativas a levar a cabo no âmbito deste projecto, sendo desta forma que a associação espera “contribuir para a melhoria da imagem urbana do bairro 2 de Abril, contando com o envolvimento dos moradores”.

A Associação Cultural Novas Ideias é uma associação sem fins lucrativos, que foi fundada, em 2016, na freguesia de São Sebastião com o intuito de desenvolver actividades culturais e cívicas dirigidas para o público mais jovem da comunidade local.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Lisnave distribui mais de três milhões de euros pelos trabalhadores

Prémio é justificado com resultado obtido no ano passado, descrito o "melhor desempenho de sempre"

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros
- PUB -