24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalAssociação Novas Ideias ganha prémio regional de voluntariado jovem

Associação Novas Ideias ganha prémio regional de voluntariado jovem

Foram entregues mil euros à iniciativa que pretende criar um jardim sustentável no bairro 2 de Abril

 

- PUB -

O projecto social e ambiental “As Traseiras”, dinamizado pela Associação Cultural Novas Ideias, recebeu o prémio regional de “Boas práticas do Voluntariado Jovem”, no valor de mil euros. A iniciativa pretende criar um jardim sustentável no bairro 2 de Abril, na freguesia de São Sebastião.

O projecto, dinamizado por jovens voluntários do concelho de Setúbal, que pretende recuperar o espaço verde situado nas traseiras do Centro Sociocultural Elmano Sadino, tornou-se o escolhido entre treze candidaturas regionais.

Em comunicado enviado pela Câmara Municipal explica-se que o objectivo passa por “criar um espaço verde sustentável, onde se inclua uma horta comunitária, que seja um local de convívio intergeracional e de educação ambiental”.

- PUB -

“O prémio, atribuído pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, reconhece a organização e promoção de actividades de voluntariado ao abrigo dos programas “Agora Nós” e “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” como práticas com impacto junto da comunidade e determinantes para a aquisição de competências pessoais e sociais e de hábitos de participação cívica pelos jovens voluntários”, pode ler-se em nota de imprensa.

De acordo com a Associação Cultural de Novas Ideias, “as acções de sensibilização da comunidade para as temáticas da sustentabilidade e alterações climáticas, bem como a promoção de boas práticas para a recuperação e manutenção do jardim” são algumas das iniciativas a levar a cabo no âmbito deste projecto, sendo desta forma que a associação espera “contribuir para a melhoria da imagem urbana do bairro 2 de Abril, contando com o envolvimento dos moradores”.

A Associação Cultural Novas Ideias é uma associação sem fins lucrativos, que foi fundada, em 2016, na freguesia de São Sebastião com o intuito de desenvolver actividades culturais e cívicas dirigidas para o público mais jovem da comunidade local.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros
- PUB -