20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalPolitécnico recebe visita do embaixador da China em Portugal

Politécnico recebe visita do embaixador da China em Portugal

Zhao Bentang conheceu a Oficina Lu Ban Portuguesa, a primeira unidade de ensino e investigação na área da indústria 4.0 do País

 

- PUB -

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) recebeu a visita de Zhao Bentang, embaixador da China em Portugal, que conheceu, para conhecer no térreo a Oficina Lu Ban Portuguesa, uma unidade de ensino e investigação na área da indústria 4.0, instalada na instituição desde 2018, através de uma parceria com o Governo Municipal de Tianjin.

Acompanhado da directora de Educação da Embaixada Chinesa em Portugal, Chen Mo, o representante do Estado Chinês disse ter encontrado no IPS “uma combinação entre uma visão muito prática do ensino e uma investigação de alto nível”. Assim, considerou que a Oficina Lu Ban encontrou em Portugal “o parceiro ideal”.

No encontro, que ocorreu a semana passada, o IPS fez-se representar pela presidente Ângela Lemos, que destacou a importância do projecto como “um espaço único com tecnologia de ponta que permite a docentes, estudantes e parceiros o desenvolvimento de projectos técnico-científicos no âmbito da indústria 4.0, permitindo que o IPS tenha um contributo efectivo na indústria da região”.

- PUB -

Com base nos bons resultados já alcançados, o embaixador Zhao Bentang propôs a criação de “novos canais de colaboração para acrescentar valor a esta plataforma” através do reforço da língua chinesa, uma área que já existe na instituição desde 2019 devido à parceria com o Instituto Confúcio da Universidade de Lisboa.

“Desta forma, teremos profissionais altamente qualificados na área da tecnologia e, ao mesmo tempo, com domínio da língua chinesa, tornando-se mais competitivos no mercado de trabalho”, disse o embaixador, dispondo-se para apoiar o desenvolvimento conjunto de uma Oficina Lu Ban que possa ser “uma referência de intercâmbio cultural e interpessoal entre a China e Portugal”.

Na visita, estiveram também presentes a vice-presidente para a Internacionalização, Luísa Carvalho, o coordenador da Oficina Lu Ban Portuguesa, José Lucas, e o diretor da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), Nuno Nunes, estabelecimento onde se encontra instalado este laboratório.

- PUB -

As Oficinas Lu Ban, que elevam o nome do carpinteiro, engenheiro e inventor chinês da dinastia Zhou, são plataformas de colaboração tecnológica entre a China e os países destinatários, inscrevendo-se na estratégia de internacionalização do país.

A unidade instalada no IPS é a única existente em Portugal e a sexta no mundo, distinguindo-se por ser um espaço agregador de várias áreas disciplinares em torno do paradigma da Indústria 4.0, funcionando em estreita colaboração com o corpo docente da Escola Vocacional de Mecânica e Eletricidade (EVME) de Tianjin.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -