9 Fevereiro 2023, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalConcelho já registou 317 sinalizações por violência doméstica este ano

Concelho já registou 317 sinalizações por violência doméstica este ano

Dados foram divulgados no âmbito do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres

 

- PUB -

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens registou, até ao passado mês de Outubro, 317 sinalizações pelo crime de violência doméstica no concelho.

Em 2021, foram registadas, também a nível concelhio, um total de 281 situações pela prática do crime. Já a nível distrital, no ano passado foram registadas 2474 ocorrências de violência doméstica, onde 81% dos agressores são homens.

Os dados foram destacados durante a inauguração de uma exposição, numa conversa pública sobre a condição feminina, que se realizou na passada sexta-feira, no âmbito das comemorações do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.

- PUB -

“Até Quando? – Degraus contra a violência” dá título à exposição que mostra, nos degraus da Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, um conjunto de frases com dados relacionados com a violência doméstica e de género, igualdade e não discriminação.

A biblioteca recebeu ainda uma tertúlia, organizada em parceria com a Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social (SEIES) e a Associação Setúbal Voz, que teve como mote a condição feminina retractada na ópera “Carmen”, de Bizet.

O Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, assinalado a 25 de  Novembro, foi instituído em 1999 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para alertar a sociedade para as diversas formas de violência que atingem as mulheres.

- PUB -

Segundo a ONU, uma em cada três mulheres em todo o mundo experienciam violência sexual ou física ao longo da sua vida.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Estação de combustível da Repsol assaltada esta tarde em Setúbal

Indivíduo fugiu com o dinheiro da caixa. Ameaçou os funcionários com uma faca. Já são três os assaltos registados nos últimos quatro dias

Novo 10 de portas fechadas após polémica que envolve dívida de 700 mil euros

Empresário apresentou proposta ‘promissora’, que acabou por deixar proprietário do espaço de mãos a abanar

Café na baixa de Setúbal assaltado esta manhã

Crime decorreu por volta das 10h30, com a proprietária a pedir ajuda a comerciantes e pessoas que transitavam perto do local
- PUB -